Com o objetivo de centralizar serviços, melhorar o atendimento ao cidadão e reduzir custos com aluguéis de imóveis, a Prefeitura de Gravataí começa a se transferir para o novo centro administrativo municipal. Nesta quinta-feira (24), Gabinete do Prefeito, Gabinete do Vice-prefeito, Protocolo Central e Diretoria de Comunicação Social passam a funcionar nos prédios do campus da Ulbra, adquiridos recentemente pelo município.
O acordo formalizado pelo prefeito Luiz Zaffalon com a Aelbra, mantenedora da Ulbra, permitirá a transferência das estruturas públicas do município e, ao mesmo tempo, garantirá a manutenção das atividades de ensino da universidade. O investimento de R$ 21,7 milhões na compra da área de 42,8 mil metros quadrados (14,2 mil metros quadrados de área construída e 7 mil metros quadrados de estacionamento) renderá economia anual de até R$ 4,2 milhões com aluguéis. Entre adquirir outras áreas e construir uma nova sede administrativa, a alternativa escolhida foi considerada a melhor. Conforme previsto na reforma previdenciária do município, em 2021, a administração realizará em breve a dação do imóvel ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Gravataí (IPG) e, consequentemente, passará a locar do próprio instituto. “Esta é a fórmula encontrada por grandes organizações para mitigar os déficits previdenciários, na medida em que dota o instituto de bens capazes de rentabilização pela locação”, explica o secretário municipal da Fazenda, Davi Severgnini.
“A mudança das estruturas da prefeitura faz parte de um planejamento de longo prazo e trará vários benefícios ao município. O cidadão encontrará no mesmo local todos os serviços municipais, o que diminuirá deslocamentos e nos permitirá melhorar o atendimento com a equipe concentrada. O prédio tem ginásio, auditório e espaço para atividades culturais que serão utilizados pela população, além de acessibilidade total e PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndios). Do ponto de vista de custos, teremos praticidade e grande economia com aluguéis que deixarão de ser pagos”, avalia o prefeito Zaffalon.
Além do espaço do centro administrativo, a prefeitura destinará parte do local para escolas e centros culturais, além de espaços para grandes feiras e eventos para o município. O ginásio ainda permitirá a realização de atividades esportivas e apresentações. De forma paralela à ocupação dos prédios pela prefeitura, um espaço será cedido à Ulbra para que mantenha as atividades ao longo deste ano.
Nas próximas semanas, o prefeito anunciará o cronograma das próximas secretarias e departamentos que serão transferidos para o novo espaço, localizado na avenida Itacolomi, 3.600, no bairro São Vicente. De forma temporária, a prefeitura disponibilizará transporte para o cidadão entre o prédio atual e o novo.
Acordo para qualificar o atendimento
O acordo da Prefeitura de Gravataí com a Ulbra começou quando a administração procurou a direção da universidade, em função do contexto de reorganização operacional, para garantir a continuidade das atividades para os alunos e, também, encontrar uma nova estrutura para centralizar e qualificar os serviços prestados à população. Conforme Zaffalon, manter os cursos da Ulbra é importante para a economia e para a formação de mão de obra especializada, contribuindo na geração de emprego e atração de investimentos para seguir tornando a cidade referência em inovação e competitividade.