A tarde desta segunda-feira, 28, ficará na história do município de Gravataí. Após 130 anos abrigando o paço municipal, o prefeito Luiz Zaffalon entregou as chaves do prédio da Prefeitura à Cultura. Em um evento simbólico, o governo municipal reafirmou o compromisso com o setor cultural.
A partir da cerimônia, o espaço agora será gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e servirá como um novo local para intervenções culturais em Gravataí.
Durante a cerimônia, Zaffa lembrou o quanto o setor cultural foi negligenciado pelas administrações públicas no qual trabalhou. “Gravataí anda de costas para a cultura há algum tempo e não existe desculpa válida para isso. Hoje, com essa entrega, resgatamos uma dívida histórica do município com o setor cultural”, afirmou Zaffa.
O prefeito também salientou que resgatar a cultura de um município é um trabalho que demanda tempo, mas que precisa ser feito. “Quando comecei a pensar no processo de mudança para a Ulbra, sempre soube que esse prédio só tinha um dono. Esse prédio é lindo, é histórico e quem tem sentimento e talento para cuidar dele é a área cultural”, salientou.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer Leandro Ferreira contou que se sentia incomodado quando olhava para o setor cultural do município. Foi a partir de conversas com o prefeito que viu o começo das mudanças e da valorização da área.
“Hoje as coisas estão acontecendo voltadas para o lado da cultura, com muita atenção e carinho. Vemos isso nos espaços que estão sendo reformados e reformulados ou recebendo projetos. Temos um governo preocupado e que olha para este setor. Gravataí é uma cidade muito viva e a cultura jamais pode ficar de fora disso”, avaliou.
Silvia Maciel, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Gravataí, tratou a entrega das chaves como um momento de honra. “Hoje, nós artistas queremos poder reescrever nossa história aqui e fazer deste lindo espaço a nossa segunda casa. Ter nossos trabalhos reconhecidos na nossa cidade é motivo de muita alegria”, disse.
130 anos de história
Adquirido em 1894 para a instalação da Intendência Municipal, antigo nome da Prefeitura, o prédio foi construído em estilo eclético e possui características neoclássicas e modernas.
Antes de se tornar sede do executivo, era utilizado como casa comercial no térreo e residência no andar superior. Foi reformado por volta do ano de 1996, readquirindo as características originais da sua fachada.
Estavam presentes na cerimônia de entrega das chaves o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a primeira-dama Marlene Zaffalon, a vice-diretora do Conselho Municipal de Política Cultural Drika Carvalho, a prenda farroupilha Rafaela Barcellos Elias, representantes das secretarias municipais, diretores dos conselhos e os vereadores Alex Peixe, Dilamar Soares e Evandro Coruja.