Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Mais saúde: Prefeitura de Gravataí assina contrato para viabilizar consultas por telemedicina em neuropediatria

WhatsApp Image 2023 09 02 at 12 46 09

Na última sexta-feira, 1º, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu mais um passo rumo à qualificação e à ampliação de atendimentos na rede municipal, em um processo que reunirá inovação, tecnologia e saúde simultaneamente. Primeira experiência realizada no município neste tipo de serviço, Gravataí terá consultas por telemedicina em neuropediatria. Com previsão de início para a segunda quinzena deste mês, a iniciativa visa otimizar os atendimentos aos pacientes que aguardam na fila de espera com encaminhamento para a especialidade e levar qualidade de vida aos atendidos. 

“Temos uma demanda reprimida bastante expressiva nessa especialidade. Essa medida vai ao encontro disso, buscando aliar as tecnologias utilizadas pelo serviço e as crescentes necessidades observadas pela nossa rede. Além disso, um profissional neuropediatra é bastante difícil de achar no mercado”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Conforme o diretor técnico da SMS, Alessandro Lindner, o neuropediatra é responsável por atendimentos em transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor – com destaque para a crescente necessidade de avaliação para o transtorno do espectro autista (TEA) -, além das doenças neurológicas do nascimento até a adolescência. Atualmente, o município conta com atendimentos na especialidade no Centro Municipal de Saúde (CMS).

O médico lembra ainda que, mesmo com atendimentos realizados à distância, o serviço terá a mesma importância e relevância das consultas presenciais. Assim, o neuropediatra poderá fazer diagnósticos, fornecer atestados, receitar medicações e solicitar exames e encaminhamentos necessários, com o incremento dos recursos tecnológicos como aliado na troca de informações nos níveis de atenção à saúde.

Fluxo de atendimento

Os pacientes serão atendidos de maneira remota no Centro Municipal de Saúde, onde hoje são realizados os atendimentos presenciais, encaminhados via unidades de saúde. Para isso, o responsável deve acompanhar a criança. O acolhimento será feito por uma técnica de enfermagem, que acompanhará toda a consulta com o paciente e seu responsável.

Telemedicina 

A telemedicina é a prestação remota de serviços de saúde que utiliza recursos tecnológicos para a troca de informações na área, entre profissionais de saúde e pacientes. Conforme o Ministério da Saúde, a integração do serviço no processo de referência e transição entre os serviços assistenciais aumenta a resolutividade na rede, favorece a coordenação do cuidado e promove a adesão terapêutica, de forma a levar maior qualidade de vida aos usuários.



Total
0
Shares
Anterior
Mais de 15 mil pessoas passaram pela 34ª Feira do Livro de Gravataí
IMG 1597

Mais de 15 mil pessoas passaram pela 34ª Feira do Livro de Gravataí

Foram cinco dias de festa e celebração da cultura com o retorno da Feira do

Próximo
O trânsito da Loureiro da Silva também pode curar
WhatsApp Image 2023 08 31 at 15.28.57

O trânsito da Loureiro da Silva também pode curar

Só quem necessita de tratamento intensivo sabe o que é passar por isso

Leia também...