“Viva a vida!”, bradavam profissionais de saúde e pacientes durante a caminhada promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas nesta sexta-feira, 29. O percurso até o Parcão da 79 marcou o encerramento do Setembro Amarelo, campanha dedicada à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e sobre a promoção e valorização da vida.
“O Caps AD organizou uma programação especial ao longo das semanas, desde decoração até a confecção de cartazes com frases sobre a importância de se falar sobre o assunto e falar sobre seus sentimentos”, comentou o psicólogo Leonardo Martines. Assim, foi possível estabelecer uma integração ainda maior entre pacientes e equipe de saúde na abordagem da temática.
Durante o percurso, foram entregues panfletos e balões com dizeres de incentivo e palavras positivas para as pessoas que caminhavam pelo Centro. Com palavras de estímulo à importância de se falar sobre o tema, a equipe de saúde e alguns usuários do serviço propagaram orientações e distribuíram sorrisos e palavras incentivadoras. “Ações como essa de hoje são importantes para falarmos sobre a vida. Sempre aprendemos coisas novas nos grupos. São temas muito interessantes e que nos fazem refletir sobre a relevância da vida”, comentou um dos participantes da caminhada, que é atendido pelo serviço semanalmente.
No decorrer do mês, diversas atividades internas foram realizadas junto aos pacientes, tanto individualmente quanto em grupo. Na primeira semana, os profissionais de saúde do serviço trataram sobre os cuidados aos sinais de pensamentos negativos. Para isso, construíram a Árvore da Vida, em que cada paciente desenhou sua mão e escreveu uma frase de valorização à vida.
Na semana seguinte, houve a elaboração de cartazes sobre o Setembro Amarelo, que foram utilizados na caminhada de hoje. No período posterior, os Círculos de Paz tiveram espaço nos atendimentos grupais, com ressignificação sobre valorizar e dar propósito à vida, bem como oportunizar um olhar mais atento sobre as questões de saúde mental e como ela é importante para uma boa qualidade de vida.
Caps AD
O Caps AD é o serviço municipal de referência no combate ao tabagismo, ao alcoolismo e à drogadição. Com encaminhamentos via unidades de saúde, o Caps AD busca tratar e reinserir na sociedade os usuários de substâncias psicoativas que apresentam uso nocivo e/ou dependência química, por meio de acolhimento, de tratamentos multidisciplinares e, se necessário, de encaminhamento a clínicas/hospitais ou comunidade terapêutica.
Composto por uma equipe multiprofissional formada por médicos psiquiatras, médico clínico, enfermeiras, técnico de enfermagem, assistente social e psicólogos, o serviço especializado presta atendimentos individuais e em grupos, além de contar com programa terapêutico destinado aos familiares de usuários. O Caps AD está localizado na rua Antônio Francisco Fonseca, 123. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3600 – 7763.