Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Deputada Patrícia Alba cobra providências para a liberação de medicamentos do SUS para o câncer de mama

PATRICIA ALBA CANCER MAMA

Mesmo liberado para uso de pacientes da rede pública, faltam recursos para a aquisição do tratamento

Em audiência pública realizada na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na manhã de quarta-feira, 4, foi debatida a disponibilização de novos tratamentos contra o câncer de mama. Dois medicamentos inovadores já foram aprovados para uso no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), mas faltam recursos para disponibilizá-los em larga escala. São o TDMI-1, que inibe alguns efeitos colaterais associados a quimioterapia; e os inibidores de ciclina, que impedem a multiplicação das células cancerígenas em pacientes em estágio avançado da doença.

Conforme a deputada e procuradora Especial da Mulher da AL, Patrícia Alba, esses medicamentos, já aprovados pelo controle de medicações brasileiro, chegam a demorar mais de 600 dias para a sua efetiva disponibilização às pacientes, ultrapassando os 180 dias estabelecidos pela Lei Federal 12.401/2011.

“Em conjunto com as entidades, enviaremos um manifesto cobrando que os medicamentos sejam disponibilizados até dezembro, conforme prazo apresentado pelo Ministério da Saúde, mas também sugerindo que o Estado busque junto ao governo federal esta complementação”, afirma a deputada.

Conversamos com especialistas médicos, técnicos da área da saúde e entidades que lidam com o cotidiano das mulheres com câncer de mama, que enriqueceram o debate e reforçaram a importância da ágil disponibilização destes remédios.

“Quem tem câncer, tem pressa. Em pleno Outubro Rosa, mês em que os olhares estão voltados para a conscientização sobre Câncer de Mama, reforçamos o apoio da Assembleia Legislativa e da Procuradoria da Mulher a todas as gaúchas que lutam contra a doença.

A deputada agradeceu pelas presenças: Dr. Eduardo Bischoff; Alexandre Ben, da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Fenama); Rita Cunha, do Imama; Marilisa Peeters, Ana Reis e Tânia Ayres, do Viamama; Fabiana Schmidt, do Instituto Camaleão; Dra. Sheila Schuch e Dr. Alexandre Neves, da Secretaria Estadual da Saúde; Eduardo Santos, da Farmacêutica Novartis; e o deputado Neri, o Carteiro.



Total
0
Shares
Anterior
Histórias e personagens: 50 anos de uma inovadora ideia
WhatsApp Image 2023 10 03 at 12.10.15

Histórias e personagens: 50 anos de uma inovadora ideia

Figura muito popular em Gravataí, Jorge da Cunha Bueno Feio (Jorginho),

Próximo
Dr. Levi irá se filiar ao PODEMOS
9e341753 8baf 4312 9ac2 67076cd4ee96

Dr. Levi irá se filiar ao PODEMOS

O Vice-prefeito de Gravataí, Dr

Leia também...