Investimento de R$ 20 milhões possibilitará duplicação, asfaltamento, drenagem e sinalização da região.
Proposto pelo Governo Municipal, a Câmara de Vereadores de Gravataí aprovou por unanimidade na quinta-feira, 5, o Projeto de Lei do Executivo 69/2023, que autoriza a municipalização de trecho da ERS-020. Votada em regime de urgência, a nova lei agora é encaminhada para autorização pela Assembleia Legislativa.
Com investimento de R$ 20 milhões, a obra possibilitará duplicação, asfaltamento, drenagem e sinalização entre os quilômetros 3,4 e 6,4. O trecho abrange os bairros Neópolis, Rosa Maria, Pôr do Sol e o entroncamento com a ERS-118.
De acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, o projeto passou por diversas fases. Agora o município busca uma parceria com o Estado. O objetivo é acertar um convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que irá custear as obras.
“Nas últimas semanas me reuni com o governador Eduardo Leite e com o secretário de Logística e Transportes Juvir Costella para tratar desta colaboração. Com população superior a 50 mil pessoas, este é um pedido e uma necessidade daquela comunidade. As obras melhorarão o tráfego que há entre a ERS-020 e a ERS-118. É uma obra complexa, mas que atenderá as necessidades da região”, explica.
A obra irá resolver um problema histórico de mobilidade que gera perigo à vida daquela comunidade, por conta do elevado movimento de pessoas e veículos, gerado pelo pujante comércio local. Também resolverá os alagamentos constantes da via e de residências daquela região. Os problemas envolvendo o viaduto da ERS-118 com a ERS-020 também serão resolvidos, segundo o prefeito Luiz Zaffalon.