A Prefeitura de Gravataí, por meio da Defesa Civil, acompanhou o maior simulado de acidente do estado do Rio Grande do Sul. O simulado, promovido pela CCR ViaSul, ocorreu na área de treinamento da concessionária, localizada no km 77 da pista leste da Freeway, em Gravataí, sem qualquer interferência no fluxo da rodovia e contou com a presença de 25 instituições.
O cenário envolveu uma colisão entre um carro, um ônibus e um caminhão transportando produto perigoso (gasolina), resultando no vazamento do material sobre a pista, bloqueando-a totalmente. Para fins didáticos, a gasolina foi substituída por água e 25 voluntários participaram como vítimas.
“Estes exercícios de simulação são de extrema importância, uma vez que acidentes podem ocorrer nos limites dos municípios. Com estas atividades, podemos então estreitar as relações e alinhar os protocolos de emergência com a finalidade de preservar vidas, o patrimônio e o meio ambiente”, declara Paulo Roberto, coordenador da Defesa Civil de Gravataí.
O simulado também contou com a presença dos formandos do curso de formação de Guardas Municipal de Gravataí, que contempla alunos das cidades de Gravataí, Imbé, Tramandaí, Campo Bom, Rio Grande, Bagé e Carlos Barbosa.
“Um exercício desse porte, envolvendo 25 instituições de saúde, meio-ambiente, de trânsito e mais de 100 profissionais de diversas áreas, além de um helicóptero, é fundamental para ajustar a sincronia durante uma eventual ocorrência dessa magnitude”, explica Cristiano Kowalski, coordenador de Operações da CCR ViaSul.
Ele também afirma que, neste momento, é necessária uma comunicação assertiva e integrada, pois o treinamento visa simular algo que pode ocorrer na vida real.
Os usuários dos trechos concedidos das BRs 101, 290 (FreeWay), 386 e 448 têm à disposição, 24 horas por dia, atendimento de emergência médico e mecânico, inspeção permanente de tráfego, solicitação de informações, entre outros, acionados por meio do Disque CCR Viasul 0800 000 0290 ou pelo WhatsApp (51) 3303-3858.