Uma boa qualidade de vida passa, muitas vezes, por práticas que visam minimizar ou prevenir o aparecimento de enfermidades, tais como manter uma alimentação saudável, realizar atividades físicas regulares e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Com o diabetes, não é diferente. Tendo isso em vista, o Dia Mundial do Diabetes, lembrado neste 14 de novembro, busca conscientizar a população sobre os reflexos da doença na saúde da população e intensificar as medidas de prevenção e de controle da condição.
O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Conforme dados publicados pela Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que haja 13 milhões de pessoas no Brasil vivendo com a doença, o que reforça os sinais de alerta para os cuidados com a doença.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém, em todas as 29 unidades de saúde de Gravataí, o acompanhamento constante de pacientes com a condição crônica. Embora não exista cura para o diabetes, há tratamento para as diferentes formas da doença, que incluem os tipos 1 e 2, o pré-diabetes e o diabetes gestacional. Se não tratada ou controlada, o diabetes pode gerar lesões graves, como cegueira, AVC, hipertensão arterial, insuficiência renal e doenças cardiovasculares – que podem levar à amputação de órgãos.
O tipo 2 é o mais comum na população brasileira, com registro de cerca de 90% dos pacientes diabéticos. Ele ocorre quando o organismo não aproveita adequadamente a insulina produzida e está relacionado a hábitos alimentares inadequados, assim como ao sobrepeso, ao sedentarismo e à hipertensão arterial.
O pré-diabetes, por sua vez, manifesta-se quando os níveis de glicose no sangue estão acima do normal – mas ainda não estão nos patamares que caracterizariam a doença já nos tipos 1 e 2. Ou seja, é um sinal de atenção e que deve ser observado com cuidado, tendo em vista que o pré-diabetes é o único que pode ser revertido.
Mantido pela SMS, o Centro Especializado em Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq) é um serviço especializado que promove ações e atendimentos que envolvem as questões alimentares. Junto a unidades de saúde, o serviço fornece orientações alimentares aos pacientes, por meio de grupos de alimentação saudável, onde são trabalhadas essas questões.
O Cenq orienta, por exemplo, preferir uma alimentação balanceada e nutritiva, composta por frutas, legumes e verduras e pelo uso de temperos naturais. Por outro lado, recomenda evitar frituras e alimentos ricos em calorias, mas pobres nutricionalmente – a exemplo de bolachas e refrigerantes, por exemplo.
Confira dicas para uma qualidade de vida saudável
-Manter uma alimentação saudável, com preferência por alimentos in natura (obtidos diretamente de plantas e animais e que não sofrem nenhum processo de industrialização, como legumes, verduras, leites e ovos)
-Fazer atividades físicas regularmente – de 150 a 300 minutos por semana
-Controlar o uso de sal nas refeições e o consumo excessivo de açúcar nas refeições
-Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o cigarro