Apesar das fortes chuvas nos últimos dias, que têm elevado os níveis dos rios da Região Metropolitana, provocando inundações, entre outros incômodos aos moradores, as visitações estão ocorrendo normalmente no Balneário Passo das Canoas, em Gravataí. Na região, a marca atingiu mais de 4,47 metros, conforme a régua da ANA (Agência Nacional de Águas), elevação superior a 1,50 metro em quatro dias. Com o veraneio se aproximando novamente, e as altas temperaturas já presentes, é comum que visitantes buscarem o tradicional local em procura de refresco na sombra e boa pescaria.
A piracema, época de reprodução dos peixes, está em vigor desde o último dia 1º, porém não afeta a pesca de todas as espécies. “Mantemos aberto aqui, e as pessoas vêm, mas elas sabem que tomam banho por conta e risco”, afirmou o administrador do balneário, Breno Duarte. Cerca de um ano atrás, o cenário era radicalmente diferente, com o solo rachado por conta da estiagem persistente havia três anos.
Desta vez, o local tradicionalmente usado como estacionamento à margem do rio Gravataí está inundado. “Já vimos muita coisa aqui, inclusive neste ano, em que a enchente já foi maior”, contou Duarte.
Nesta semana, a água estava cerca de quatro metros acima do nível normal, no entanto, já havia chegado a 15 metros. “Está baixando. A água começou a subir em 4 de setembro e daí não normalizou mais. Entrou nas casas das pessoas”.