O prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon deu início, na manhã desta segunda-feira, 27, ao programa “Iluminaí – Cuidar é Iluminar”. Com um investimento de R$ 8,8 milhões, a iniciativa irá substituir mais de 7.300 lâmpadas no município. A mudança da iluminação de vapor de sódio por LED trará mais economia e segurança, além de confirmar o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade.
As primeiras trocas ocorreram na rua Itacolomi com a Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, na parada 68. Ao todo, 240 ruas e avenidas, de zonas rurais e urbanas, serão contempladas pelo Iluminaí, ao longo de seis meses. O serviço também será acompanhado de uma força-tarefa que fará uma operação de tapa-buraco, limpeza urbana e sinalização viária por Gravataí.
Durante a ordem de início, Zaffa reafirmou que o projeto dá uma nova cara para a cidade e oferece mais qualidade de vida para a população. “Com uma durabilidade muito maior e gerando economia para a cidade, estamos entregando um programa inédito para a nossa população. Esse tipo de iluminação tem uma tecnologia moderna e, além disso, dará mais vida para Gravataí”, explicou.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos (SMSU) Eduardo Müller, este programa aumentará em 24% a iluminação de LED no município. “Hoje temos apenas 3% dos pontos de iluminação com LED, a partir do Iluminaí chegaremos em 27%, uma situação inédita para o município. Nós vamos atender toda a cidade”, afirmou.
O secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana Guilherme Ósio também anunciou uma força-tarefa que andará lada a lado com Iluminaí. Junto com a troca das lâmpadas, a Prefeitura irá promover a limpeza das vias, reforço na sinalização viária e uma operação tapa-buracos.
Estavam presentes na ordem de início secretários municipais, diretores, servidores municipais e, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Clebes Mendes.