Com o objetivo de desenvolver habilidades interculturais, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bom Jesus receberam no último sábado, 9, o artista porto-alegrense Marcelo Pax, conhecido como “Celopax”.
O artista realizou uma pintura juntamente com a participação dos estudantes na parede da instituição, como encerramento de um projeto de artes. A atividade, ministrada pela professora de artes Renata Savaris, foi desenvolvida durante o ano com as turmas 91, 92 e 93, utilizando como material as principais releituras das obras do artista.
“No final de 2022 tentei a sorte e entrei em contato com ele no direct do Instagram. Contei que estava trabalhando com o tema grafite e que sempre utilizava como material de inspiração, nas aulas de artes, as obras dele. Alguns dias depois, para minha surpresa, ele me respondeu”, relata.
Todos os alunos se envolveram no projeto, inclusive os alunos de inclusão da instituição. Para Renata, trabalhar sobre essa temática em aula é extremamente importante para um melhor entendimento do assunto.
“O projeto foi muito necessário, pois a arte do grafite é a mais próxima da realidade dos nossos alunos e o trabalho fez com que eles se sentissem protagonistas. Além de se identificarem com a história do artista, que se formou em escola pública e foi descoberto por uma professora de artes”, conclui Renata.
Sobre o artista Celopax
Natural de Porto Alegre (RS), o artista descobriu sua vocação logo cedo, enquanto acompanhava a mãe em seu ateliê. Celopax imprime seu universo lúdico e colorido em grafites que chegam a ocupar fachadas inteiras. Com 21 anos de profissão, ele é um dos principais artistas urbanos da capital gaúcha – reuniu obras inéditas em uma exposição exclusiva no Centro Cultural (CEEE), que celebra sua caminhada no universo artístico.