A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), participou de uma visita à planta da General Motors (GM) de Gravataí. O encontro marcou simbolicamente as entregas dos projetos GM-Senai/Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) do ano de 2023 e celebrou a renovação dos contratos para continuidade dos projetos em 2024. A imersão ocorreu na terça-feira, 19.
A parceria GM – Senai/Embrapii em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) vem sendo um grande sucesso desde o início das operações da Embrapii e do Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica (ISIs) da empresa. Várias das tecnologias desenvolvidas nesta parceria já foram patenteadas e estão sendo exportadas por empresas (startups) nacionais.
Após a apresentação dos projetos de P&D em evolução na fábrica, foi realizada uma breve visita à unidade Senai/Embrapii de São Leopoldo, que está executando o primeiro projeto em parceria com a GM dos Estados Unidos.
“Durante essa visita, tivemos a oportunidade de destacar os avanços significativos e as inovações que têm surgido por meio dessa parceria estratégica. Os esforços conjuntos da GM, Senai e Embrapii têm resultado em projetos de pesquisa e desenvolvimento que prometem impactar positivamente não apenas nossas organizações, mas também a indústria como um todo”, destacou a secretária da Smict Selma Fraga.
Durante a visita, foi percebida a necessidade de profissionais de ferramentaria. Em virtude disso, está planejada para ser lançada em 2024 uma capacitação na área em parceria com o Senai, por meio do Programa Usina de Talentos. Mais informações em breve.
Também estiveram presentes o coordenador da área de inovação junto a startups na GM Carlos Sakuramoto e a presidente do Instituto GM Daniela Kramer.