Terminou a espera dos moradores da Morada do Vale para conseguir uma consulta dentro do próprio bairro. A partir do início de fevereiro, a comunidade da Morada do Vale I, em Gravataí, terá uma Unidade de Saúde da Família (USF).
Com investimento de quase R$ 2,8 milhões, custeados pela Prefeitura de Gravataí, a nova unidade de saúde terá capacidade para abranger um território de até 16 mil pessoas.
Mais equipada e modernizada, a nova USF vai funcionar no lugar da atual UBS, localizada na Avenida Anita Garibaldi, 919, no Morada do Vale I. No local, será adotado o sistema de eSF (Estratégia de Saúde da Família), ampliando os atendimentos com 100% de cobertura assistencial para a região, além da promover ações como atendimentos domiciliares e agendamento de consultas diretamente na unidade, sem a necessidade de teleagendamento. Ao todo, serão mais de 1 mil horas de acréscimo nos atendimentos.
No espaço, haverá oito consultórios para atendimento médico e de enfermagem e dois consultórios odontológicos, bem como salas de vacina, de curativos, de inalação e de triagem e procedimentos. A unidade ainda terá uma sala específica para grupos de educação em saúde, além de espaços administrativos. Gravataí passa a contar, assim, com mais um local com atendimentos à população, chegando a 30 unidades de saúde em todo o município.
Inicialmente, quatro equipes de Saúde da Família – compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde – e uma equipe de Saúde Bucal, formada por dentista e auxiliar e/ou técnico de saúde bucal, prestarão os atendimentos à população.
O horário de funcionamento será das 7h às 22h, sem fechar ao meio-dia. À noite, das 18h às 22h, haverá, ainda, uma equipe de Atenção Primária (eAP) noturna, com médico, enfermeiro e auxiliar e/ou técnico de enfermagem. O agendamento para consulta médica noturna ocorrerá por meio de acolhimento de demanda espontânea dos pacientes da região, sem a necessidade de marcação por teleagendamento.