A Prefeitura de Gravataí abriu oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 1º, as atividades alusivas ao “Fevereiro Roxo”, campanha dedicada à conscientização sobre Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer. Com a presença de autoridades municipais e de integrantes do Grupo de Apoio aos Portadores de Fibromialgia de Gravataí, a solenidade abordou a importância da identificação das doenças em seus estágios iniciais para que os sintomas das enfermidades sejam controlados e/ou minimizados, a fim de garantir maior qualidade de vida aos pacientes.
“Nosso governo participa de forma ativa e intensa nas campanhas de saúde durante o ano inteiro. Esses momentos, como o Fevereiro Roxo, mostram que o governo está atento e preocupado com essas temáticas e que sempre trabalha para abordar e intensificar as ações de prevenção e promoção à saúde”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.
O vice-prefeito, Dr. Levi Melo, reforçou a importância de institucionalizar os meses com as cores das respectivas campanhas no calendário oficial, permitindo um planejamento de atividades para o ano todo – iniciativa viabilizada pelo Decreto do Executivo municipal nº 20.396, de 1º de fevereiro de 2023. Com isso, o “Fevereiro Roxo” passou a fazer parte do calendário oficial de atividades voltadas à prevenção e promoção à saúde no município, de forma a dar visibilidade para as condições crônicas.
“A fibromialgia é uma doença crônica com diagnóstico multifatorial, mas muitos não têm o diagnóstico. O governo sabe dessas dificuldades e tem feito capacitações para profissionais das unidades de saúde a fim de orientar e esclarecer tópicos para o melhor atendimento a pessoas com fibromialgia”, complementou. Entre as ações, destaca-se a iniciativa do governo municipal de adotar a expedição da carteira de identificação da pessoa com fibromialgia.
No ano passado, ao menos 121 carteiras foram expedidas. Neste ano, já são três cidadãos gravataienses com o documento, que visa garantir atendimento preferencial em órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizadas em Gravataí.
“Temos esse olhar preventivo para todos os aspectos da saúde. Seguiremos, neste ano, com essas ações de promoção à saúde de forma permanente. Essa sinergia entre governo municipal e sociedade civil é fundamental para avançarmos, cada vez mais, com o propósito de levar saúde e qualidade de vida à população”, enfatizou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Mais presente na população feminina, a fibromialgia é uma doença multifatorial, sendo a dor generalizada em músculos e articulações o sintoma mais evidente, geralmente associada a outros sintomas, como alterações no sono, cansaço excessivo, dificuldades de concentração e de memória, além de distúrbios do humor, depressão e ansiedade.
O motivo pelo qual as pessoas desenvolvem a doença, no entanto, ainda é desconhecido. Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), ainda que não exista cura para a fibromialgia, o tratamento consiste em aliviar os sintomas da doença. A atividade física, além disso, é reconhecidamente um método não medicamentoso de grande impacto na melhora das dores, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.