A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém as ações diárias de prevenção e combate à dengue, como o atendimento às denúncias, o monitoramento de pontos estratégicos e as medidas de orientação junto à comunidade. Conforme o último boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde (Viemsa), Gravataí confirmou 1.350 casos de dengue, sendo 1.344 contraídos na cidade e seis importados. Houve a notificação de ao menos 4.770 casos, dos quais 2.879 estão em investigação. Até o momento, uma morte em decorrência da doença foi confirmada no município.
O aumento exponencial de casos e de óbitos por dengue é percebido em todo o Rio Grande do Sul. No Estado, mais de 154 mil casos foram confirmados neste ano, com 231 óbitos ligados à doença, quatro vezes mais que em 2023 – em todo o ano passado, por exemplo, foram confirmados 38 mil casos e registradas 54 mortes por dengue.
Vacinação
Há menos de um mês, a SMS iniciou a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. Até a última sexta-feira, cerca de 640 doses haviam sido aplicadas. O imunizante segue disponível em todas as 30 unidades de saúde municipais, com esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A SMS lembra ainda que o número de doses recebidas pelo município ainda não permite imunizar toda a população, o que requer atenção para eliminar focos do mosquito, tendo em vista que o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde (MS) para receber a vacina da dengue é a faixa etária dos 10 aos 14 anos até o momento. Conforme dados do MS, esta população concentra, nacionalmente, maior número de hospitalização pela doença nos últimos anos.
Cuidados com a dengue
Cerca de 10 minutos de atenção por semana são suficientes para resolver a proliferação do Aedes aegypti, visto que apenas com esse tempo já é possível fazer a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar. Entre as ações de enfrentamento à dengue, estão a inspeção quinzenal de locais como borracharias, cemitérios, ferros-velhos e floriculturas, a realização da Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e os bloqueios de transmissão viral (fumacês) nos casos suspeitos e confirmados de dengue.
Para orientações sobre suspeita de dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7740 e (51) 3600 – 7742. Na presença de sintomas, mesmo que leves, todas as 30 unidades de saúde de Gravataí são referência para o atendimento do indivíduo com sintomas de dengue.
Como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue:
– Mantenha a caixa d’água bem fechada;
– Evite água parada, em qualquer época do ano;
– Preencha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana;
– Mantenha piscinas limpas e com água tratada;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;
– Remova folhas e objetos das calhas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais uma vez por semana.
Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima):
– Dor de cabeça;
– Febre alta, acima de 38ºC;
– Dores musculares e nas articulações;
– Manchas vermelhas na pele;
– Dor atrás dos olhos;
– Náuseas e dores abdominais;
– Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.