Gravataí foi representada pelo Guarda Municipal Cristiano Duarte de Moura em um dos treinamentos mais intensos e respeitados da América do Sul, o curso HIT, realizado no Chile. A formação é voltada para equipes de ação rápida em situações de salvamento extremo, e foi conduzida pelos Corpo de Bombeiros do Chile, referência em salvamentos urbanos.
A participação de Moura reforça um princípio fundamental. Segundo a Guarda Municipal, o órgão não tem apenas o dever de zelar pela segurança pública, mas também de proteger e salvar vidas. E para isso, a qualificação constante é essencial.
Secretário municipal de Assuntos para Segurança Pública, Emílio Teixeira, enalteceu a ação e destacou as funções dos profissionais. “É motivo de orgulho para a cidade contar com servidores que buscam constantemente se aprimorar, que cruzam fronteiras para adquirir conhecimento e que retornam prontos para aplicar o que aprenderam em prol da população”.
Além de sua atuação na GM, Moura é bombeiro voluntário, dedicando-se ao serviço emergencial e humanitário, também atua como instrutor nos cursos de formação de Guardas Municipais, além de ministrar treinamentos de brigada de incêndio e primeiros socorros com base na Lei Lucas para as escolas do município.




