A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aderiu ao Programa Mais Saúde com Agente, destinado à formação técnica de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes de combate às endemias (ACE). Assim, profissionais da rede de saúde municipal receberão capacitação voltada ao aperfeiçoamento e à qualificação do atendimento para a população. Atualmente, Gravataí conta com 122 ACS e 67 ACE.
“Tratamos a saúde como prioridade no nosso governo. Capacitar e qualificar os profissionais é uma das metas prioritárias do Planejamento Estratégico da SMS, trabalhando temas que reportem diretamente na qualidade dos serviços ofertados aos usuários da rede municipal”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
No Rio Grande do Sul, o Programa Saúde com Agente é uma parceria da UFRGS com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). De forma a contribuir para a melhoria da saúde da população, o curso também visa fortalecer a atenção primária à saúde em seus atributos essenciais, como acesso, coordenação do cuidado e integralidade e aspectos como orientação familiar e comunitária. Além disso, o fortalecimento da Vigilância em Saúde e o aperfeiçoamento das ações de combate às endemias, visando à promoção da saúde, serão tópicos trabalhados.
Neste ano, ainda haverá temáticas e abordagens diferenciais, como revisão da matriz curricular para atualização dos conteúdos das disciplinas – ampliando as habilidades de acolhimento desses agentes em relação à população e considerando questões de equidade de gênero, raça e sexualidade -, saúde mental e cuidado com pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.
“Qualificar a atenção básica do município é fundamental para a saúde da população. Os conhecimentos adquiridos com a formação terão grande impacto no nosso dia a dia junto à comunidade”, defendeu Rafael Oliveira de Moraes, agente comunitário de saúde da USF Águas Claras.
A formação terá carga horária mínima de 1.200 horas. A SMS, desta forma, promoverá a utilização dos serviços de saúde e equipamentos necessários às atividades curriculares dos cursos técnicos. Também vai viabilizar o exercício das atividades previstas nas aulas teórico-práticas realizadas em serviço, durante a jornada de trabalho, sem prejuízo do atendimento à população. Novas informações sobre a formação serão comunicadas às unidades de saúde.
Atribuições
Profissional que compõe a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica, o agente comunitário de saúde é responsável por atribuições no desenvolvimento de ações de promoção à saúde, tendo como foco as atividades envolvendo cadastros e visitas domiciliares. Assim, é responsável pela integração e fortalecimento dos serviços de saúde junto à população dos bairros. Em Gravataí, 22 unidades de saúde da família contam com ACS.
Os agentes de combate às endemias, por sua vez, são profissionais que atuam na prevenção das arboviroses, como na identificação de possíveis focos do mosquito da dengue, sendo importantes atores na eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Eles também realizam visitas a pontos estratégicos (PEs) em ciclos quinzenais e executam Levantamentos de Índices de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), que ajudam a definir as regiões e estratégias prioritárias no combate ao mosquito, bem como atuam em visitas às residências com objetivo de inspecionar e melhorar as condições de saúde da comunidade.