Com objetivo de entregar mais cultura e consciência para os alunos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Monteiro Lobato, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon – RS), promoveu na última sexta-feira, 10, o show “A História do Samba”, com Gabriel Maciel.
Dentro do projeto “O Samba É Meu Dom”, o show de Gabriel foi uma aula para as crianças que estavam presentes. Durante a apresentação, o artista explicou a história do samba no Brasil e mostrou o funcionamento e origem dos instrumentos para as crianças.
O músico estava acompanhado de Mathias Behrends Pinto (violão), Rafael Rodrigues (percussão), Fábio Azevedo (cavaquinho), Stefania Johnson (flauta), Maicon Ouriques (pandeiro), Zalmir Chwartzmann (percussão) e Marcelo Moyses (clarinete). O projeto tem financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC-RS) – PróCultura RS.
“A apresentação foi completamente interativa e o grupo cantou várias músicas. Na abertura do evento contamos com o grupo de capoeira Preto Rico, que também colocou os alunos para jogar capoeira”, relata a diretora Mayara Corrêa.
Todo ano a instituição organiza uma semana repleta de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Neste ano, as atividades iniciaram no dia 28 de outubro, com um sarau literário. Na ocasião, participaram a escritora Angela Xavier com seu livro “O Lanceirinho Negro” e a professora e cantora Glau Barros.
Sobre Gabriel Maciel
Músico, cantor, violonista, compositor e fundador da banda Tribo Brasil, que atua nos palcos há 20 anos, Gabriel participou do projeto “O maestro, o malandro e o poeta”, em cartaz por mais de 10 anos, em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul.
Sobre Glau Barros
Além de ser professora municipal em Gravataí, Glau também é uma artista gaúcha com uma intensa e permanente carreira profissional. Desde 1990 ela atua na música, no teatro e no audiovisual.
Neste último, atuou nos curtas-metragens Vitória, Antes que Chova, Via Pública, nas séries Formigas e Filhos da Liberdade e no longa Anita. Na TV participou do programa Criança Esperança com o vídeo “Ninguém nasce racista – continue criança“. Ela também trabalhou em campanhas publicitárias e vídeos institucionais.
Na música, produziu e protagonizou diversos espetáculos como Ta-hí Carmen Miranda, Estandarte do Samba, Ialodê, Glau Barros canta Elis Regina, Voz & Piano, entre outros.
Sobre Angela Xavier
Autora de “O Lanceirinho Negro”, um conto infantil, Angela Maria Xavier Freitas é professora da rede municipal de ensino do município de Gravataí e graduada em Letras com Especialização em História e Cultura Afro-brasileira. Além disso, é pesquisadora e integrante dos coletivos: Profes Pretas e Educação Antirracista do Rio Grande do Sul.