Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Alunos da rede municipal de Gravataí apresentam projetos na Mostratec 2025

Screenshot
Screenshot

Três escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí representam o município na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre nesta semana em Novo Hamburgo. As equipes foram selecionadas após vencerem a 4ª Mostra de Conhecimento e de Tecnologia de Gravataí, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), com projetos que se destacaram pela criatividade, inovação e relevância científica.

Na categoria Educação Infantil, a EMEI Professora Carolina Menger apresenta o projeto “Sabão Mágico: Ciência e Diversão nas Mãos das Crianças”, que alia experimentação e ludicidade para despertar o interesse dos pequenos pela ciência.

Pela categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais/Finais (4º ao 6º ano), a EMEF João Paulo II leva à Mostratec o projeto “Sistemas do Corpo Humano”, que aborda, de forma interativa, o funcionamento e a importância dos diferentes sistemas do organismo.

Voltado ao estudo do desenvolvimento das sementes e à importância da preservação ambiental, a categoria Ensino Fundamental – Anos Finais (7º ao 9º ano), a EMEF Cívico-Militar Murialdo participa com o projeto “Teste de Germinação”.

Educação que transforma

A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, ressaltou a importância de iniciativas como essa para a formação dos estudantes. “Essas experiências despertam o protagonismo, a curiosidade e o gosto pela pesquisa. Gravataí tem mostrado que investe na inovação e na qualidade da educação pública, e nossos alunos têm dado provas do quanto são capazes”, afirmou.

“A participação de Gravataí na Mostratec é resultado de um planejamento estratégico de três anos, conduzido pelo Stid, que buscou inserir a iniciação científica desenvolvida na rede municipal em um novo patamar. Ver nossos estudantes e professores representando a cidade em um evento internacional é motivo de grande orgulho e reafirma o compromisso das nossas escolas na promoção da ciência e da inovação”, ressalta a coordenadora do Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (Stid) da Smed, Tuane Dihl.

A participação das escolas gravataienses na Mostratec é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. “Ver nossos alunos apresentando um projeto que nasceu em sala de aula, agora em um evento internacional, é uma grande conquista. É o resultado do empenho de professores e estudantes, que acreditam no poder transformador da educação”, destacou o diretor da EMEF Cívico-Militar Murialdo, Juarez Cardoso.

Sobre a Mostratec

Promovida pela Fundação Liberato, a Mostratec é reconhecida como uma das maiores feiras de ciência e tecnologia da América Latina. O evento reúne projetos desenvolvidos por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica, e tem como objetivo incentivar o pensamento científico e a troca de experiências entre estudantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.



Total
0
Shares
Anterior
MPE recomenda absolvição de prefeito e vice, mas Câmara aprova novo pedido de impeachment em Cachoeirinha
ca72a186 029c 46fd 90db ef82b2aaaa3e

MPE recomenda absolvição de prefeito e vice, mas Câmara aprova novo pedido de impeachment em Cachoeirinha

O cenário político de Cachoeirinha teve novos desdobramentos nesta quinta-feira

Próximo
Prefeito e vice de Cachoeirinha são investigados por compra de influência
Screenshot

Prefeito e vice de Cachoeirinha são investigados por compra de influência

O CIC (Centro das Indústrias de Cachoeirinha) está sendo investigado por suposto

Leia também...