Três escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravataí representam o município na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre nesta semana em Novo Hamburgo. As equipes foram selecionadas após vencerem a 4ª Mostra de Conhecimento e de Tecnologia de Gravataí, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), com projetos que se destacaram pela criatividade, inovação e relevância científica.
Na categoria Educação Infantil, a EMEI Professora Carolina Menger apresenta o projeto “Sabão Mágico: Ciência e Diversão nas Mãos das Crianças”, que alia experimentação e ludicidade para despertar o interesse dos pequenos pela ciência.
Pela categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais/Finais (4º ao 6º ano), a EMEF João Paulo II leva à Mostratec o projeto “Sistemas do Corpo Humano”, que aborda, de forma interativa, o funcionamento e a importância dos diferentes sistemas do organismo.
Voltado ao estudo do desenvolvimento das sementes e à importância da preservação ambiental, a categoria Ensino Fundamental – Anos Finais (7º ao 9º ano), a EMEF Cívico-Militar Murialdo participa com o projeto “Teste de Germinação”.
Educação que transforma
A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, ressaltou a importância de iniciativas como essa para a formação dos estudantes. “Essas experiências despertam o protagonismo, a curiosidade e o gosto pela pesquisa. Gravataí tem mostrado que investe na inovação e na qualidade da educação pública, e nossos alunos têm dado provas do quanto são capazes”, afirmou.
“A participação de Gravataí na Mostratec é resultado de um planejamento estratégico de três anos, conduzido pelo Stid, que buscou inserir a iniciação científica desenvolvida na rede municipal em um novo patamar. Ver nossos estudantes e professores representando a cidade em um evento internacional é motivo de grande orgulho e reafirma o compromisso das nossas escolas na promoção da ciência e da inovação”, ressalta a coordenadora do Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (Stid) da Smed, Tuane Dihl.
A participação das escolas gravataienses na Mostratec é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. “Ver nossos alunos apresentando um projeto que nasceu em sala de aula, agora em um evento internacional, é uma grande conquista. É o resultado do empenho de professores e estudantes, que acreditam no poder transformador da educação”, destacou o diretor da EMEF Cívico-Militar Murialdo, Juarez Cardoso.
Sobre a Mostratec
Promovida pela Fundação Liberato, a Mostratec é reconhecida como uma das maiores feiras de ciência e tecnologia da América Latina. O evento reúne projetos desenvolvidos por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica, e tem como objetivo incentivar o pensamento científico e a troca de experiências entre estudantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.




