Está nos planos do PL (Partido Liberal) eleger ao menos mil prefeitos nas eleições deste ano. Em alguns municípios, no entanto, há resistências de alas dos diretórios regionais em aceitar as escolhas da legenda. A palavra final sobre cada um dos nomes pinçados caberá ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem se engajado nas campanhas locais e viajado pelo País, em eventos aos quais comparece acompanhado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Bolsonaro pede votos para seus correligionários e poderá vir a Gravataí.
Em Gravataí, o diretório municipal do PL, atendendo a solicitação das direções estadual e nacional, retirou apoio ao pré-candidato a prefeito pelo MDB, Marco Alba, e decidiu apostar em candidatura própria nas eleições de outubro. O Partido Liberal, conforme antecipou o blog na semana passada, havia anunciado a pré-candidatura de José Capaverde, após o rompimento com a cúpula do MDB, que não aceitou o ex-vereador da cidade, Evandro Soares como opção de vice na chapa de Alba.
Mas…
Questionado sobre o tema, o Tenente-Coronel Zucco, deputado federal e nome mais importante da sigla na bancada nacional, comentou sobre a posição do PL Estadual em relação à participação da legenda na eleição majoritária de Gravataí no pleito deste ano. O parlamentar recomendou apoio ao candidato à reeleição, Luiz Zaffalon (PSDB). A declaração teria sido feita pelo deputado após solenidade de entrega das boinas na Escola Rural Cívico Militar Municipal Murialdo de Gravataí.
Zucco dividiu o palanque oficial do evento com Zaffa e o vice-prefeito Dr. Levi Melo, entre outros participantes, como Aurelise Braun Neves Moreira (Secretária municipal de Educação), Davi Keller (Secretário de Fazenda de Gravataí), o deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos), a pré-candidata a prefeita de Cachoeirinha pelo PL, Cláudia Frutuoso, o diretor da Escola Murialdo, Paulo Juarez, além do ex-vereador Evandro Soares (ex-pré-candidato a vice de Marco). Na cerimônia, foram entregues boinas e uniformes para quase mil alunos.
CONCLUO: Alba vem perdendo para si mesmo e o volume de quem o abandona só cresce e vão espontaneamente para o candidato Luiz Zaffalon