Mais de 100 pessoas foram resgatadas após extravasamento do arroio Sapucaia, no trecho do Bairro Meu Rincão, em Cachoeirinha, devido ao excesso de água da chuva. O forte temporal obrigou as equipes da Defesa Civil do Município a recolherem ao menos 115 pessoas, num total de 80 famílias, desde a última segunda-feira (30/04). As equipes seguem em constante monitoramento das áreas de risco, junto as famílias que vivem as margens dos arroios Passinhos, Águas Mortas e Brigadeira. A Prefeitura da cidade estima que ao todo há 179 pessoas fora de casa, entre desabrigados e desalojados.
As equipes estão monitorando o Rio Gravataí, que está em 4 metros, em gradual elevação, mas não saiu do leito. Já foram atendidas 16 casas com pedidos de lona e outras 21 demandas de lona estavam sendo entregues. Há muitos relatos de infiltração por conta do excesso de chuva. Ao todo, mais de 80 metros de lona já foram distribuídos.
A Estrada do Nazário, que faz divisa com as cidades de Esteio e Canoas, continua completamente bloqueada e interditada para a passagem de veículos.
Um alojamento foi aberto pela prefeitura na praça da Juventude do Bairro Granja Esperança. No local, cerca de 30 pessoas estão acolhidas. No Bairro Betânia, cinco casas foram interditadas em razão de uma obra, cuja escavação comprometeu o solo e há risco de deslizamento de terras.
- As aulas da rede pública da Região Metropolitana foram suspensas. Todos os jogos de futebol envolvendo clubes gaúchos também foram cancelados.