Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Atendimentos de telemedicina em neuropediatria reduzem fila de espera em 66% após um ano de implantação em Gravataí

IMG 5511

Em outubro do ano passado, a Prefeitura de Gravataí passou a disponibilizar atendimentos de telemedicina em neuropediatria, unindo inovação, tecnologia e saúde. No mês anterior à implantação do teleatendimento, a fila de espera para consultas na especialidade era de 981 crianças. Um ano depois, 649 delas já foram chamadas para atendimentos em neurologia pediátrica, o que representa uma redução de 66% na fila de espera. 

“Trabalhamos de forma permanente para aumentar o número de consultas e exames e para reduzir as filas de espera nos atendimentos especializados. O Centro Municipal de Saúde é um importante serviço de referência em Gravataí em Gravataí, onde nossos usuários podem contar com um amplo e moderno espaço de saúde”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

O neuropediatra é responsável por atendimentos em transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor – com destaque para a crescente necessidade de avaliação para o transtorno do espectro autista (TEA) -, além das doenças neurológicas do nascimento até a adolescência. O município também conta com atendimentos na especialidade de forma presencial.

Mesmo com atendimentos realizados à distância, o serviço possui a mesma importância e relevância das consultas presenciais. Assim, o neuropediatra pode fazer diagnósticos, fornecer atestados, receitar medicações e solicitar exames e encaminhamentos necessários, com o incremento dos recursos tecnológicos como aliado na troca de informações nos níveis de atenção à saúde.

Fluxo de atendimento para o encaminhamentos na especialidade de neuropediatria

Os pacientes são encaminhados via unidades de saúde para o Centro Municipal de Saúde (CMS), onde ocorrem os atendimentos, tanto de maneira presencial quanto remota. Para isso, o responsável deve acompanhar a criança. Nos teleatendimentos, o acolhimento é feito por um técnico de enfermagem, que acompanha toda a consulta com o paciente e seu responsável, a fim de auxiliar no atendimento humanizado e elucidar eventuais dúvidas que o responsável pelo paciente possa apresentar.



Total
0
Shares
Anterior
Mulheres com câncer de mama podem solicitar isenção de imposto de renda
bf9327b9 d052 499e 99d0 a01259eb60bc

Mulheres com câncer de mama podem solicitar isenção de imposto de renda

O câncer de mama representa o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no

Próximo
Evento da SMEL e Shopping de Gravataí incentiva prática de exercícios com 11 oficinas e reúne participantes de todas as idades
IMG 5512

Evento da SMEL e Shopping de Gravataí incentiva prática de exercícios com 11 oficinas e reúne participantes de todas as idades

ASMEL (Secretaria Municipal do Esporte e Lazer), em parceria com o Shopping de

Leia também...