O jovem atleta Luciano Baron, natural de Gravataí, vai representar o Brasil no Campeonato Mundial de Luta de Braço, que será disputado na cidade de Albena, na Bulgária, entre os dias 10 e 23 de setembro deste ano. Aos 17 anos, Baron, residente na Morada do Vale I, já acumula títulos impressionantes em um esporte ainda pouco valorizado no país. Ele é tricampeão brasileiro, nove vezes campeão gaúcho e, recentemente, conquistou o 2º e 3º lugar no Panamericano da modalidade, realizado em Buenos Aires, na Argentina.
Quando tinha apenas 14 anos, Luciano ingressou numa academia para cuidar da saúde, foi onde conheceu Alisson, atleta de queda de braço, e seu atual treinador. Sem histórico familiar no esporte, o jovem logo passou a ser reconhecido no cenário nacional.
Atualmente é o mais forte da categoria pesada com o braço direito no estado. Com a metade ambiciosa de conquistar o Mundial, Baron intensificou sua rotina de treinos em uma academia de Cachoeirinha para chegar bem preparado. Ele treina cinco dias por semana musculação e específicos na academia, e no domingo faz treino técnico na mesa, além de conciliar trabalho e estudos.
Além disso, Baron também destaca os desafios, principalmente financeiros, pois sem apoio de parceiros é impossível inviabilizar as viagens e as competições.




