Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Autor de lei estadual, Miki Breier não acredita na liberação de bebidas alcoólicas em estádios de Porto Alegre

0c012f1f 4663 4264 8c53 fec2b71605bf

Um projeto de lei que permite a venda de bebidas alcoólicas em arenas e estádios esportivos de Porto Alegre, entrou em tramitação na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre. A proposta é de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT).

A iniciativa autoriza a venda em bares e lanchonetes antes do início dos jogos, durante os períodos de intervalo e após o término das partidas. Ainda permite a venda em camarotes e áreas VIP – nesse caso, inclusive durante o jogo. A proposta se aplica a partidas das seguintes competições: Campeonato Brasileiro, Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Copa Libertadores.

Segundo o projeto, a organização esportiva é responsável civilmente por todos os atos de seus torcedores praticados no interior do seu mando de campo, incidindo em direito difuso a ser reparado à sociedade, por meio de fundo a ser escolhido pelo município, em casos de brigas generalizadas ou de qualquer ato ilícito que cause conduta vexatória por parte dos torcedores da agremiação.

A proposta do vereador pedetista divide opiniões entre torcedores. Procurado pelo blog, o autor da lei estadual que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, o ex-deputado e ex-prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB), acredita que o legislativo municipal não possui autonomia para liberação, a partir de leis municipais, uma vez que existe legislação estadual regulando a questão. “Pelo que sei, lei municipal não pode desautorizar lei estadual. A lei estadual é maior”, enfatizou Breier em mensagem ao blog.

A lei estadual foi sancionada em 1º de abril de 2008, com objetivo de prevenir a violência e incentivar o retorno das famílias aos estádios. Para Miki, a nova regra surtiu efeito. “Nossa lei reduziu a violência nos estádios e nos arredores. O benefício é visível”, analisa.

Em novembro de 2024, a Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol. O projeto também proíbe a venda e o porte de garrafas de vidro em um raio de 500 metros de arenas esportivas.
O projeto é de relatoria do deputado Delegado da Cunha (PP-SP). Ele é um substitutivo ao Projeto de Lei 4272/19, de Severino da Cunha (Republicanos).



Total
0
Shares
Anterior
Gravataí avança com investimentos e apoio do governo estadual
IMG 0548

Gravataí avança com investimentos e apoio do governo estadual

Gravataí tem se destacado como um dos principais polos econômicos do Rio Grande

Próximo
Secretaria da Mulher promove ação em Gravataí contra abuso sexual
IMG 0550

Secretaria da Mulher promove ação em Gravataí contra abuso sexual

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Direitos

Leia também...