Ainda faltam 10 dias para o fim das convenções partidárias, mas o cenário eleitoral em Cachoeirinha, município com 105, 5 mil eleitores, está praticamente definido com três chapas confirmadas.
A disputa pela prefeitura da cidade começou a tomar forma desde o último dia 20, com o início do período das convenções partidárias. Os eventos servem para homologar a definição de alianças e candidaturas, cujo registro na Justiça Eleitoral pode ser feito até 15 de agosto. No dia 16, começa a campanha, que vai até 5 de outubro, véspera do primeiro turno.
A temporada foi aberta pelo Podemos, que reúne dirigentes e militantes já no primeiro dia para confirmar apoio à reeleição do prefeito Cristian Wasem da Rosa (MDB).
A movimentação mais intensa, porém, será a partir deste fim de semana, quando as principais legendas envolvidas na disputa sacramentam as candidaturas de David Almansa (PT), Cláudia Frutuoso (PL) e do próprio Cristian.
A convenção do MDB será realizada no próximo dia 31 no CTG Rancho da Saudade para aprovação da chapa composta pelo atual prefeito e seu vice Delegado João Paulo Martins (PP), que contará com o reforço de mais sete partidos na coligação. Entre os seus apoiadores, estão o PDT, PTB, PP, Republicanos, Avante e Podemos.
O PSDB, em conjunto com o Cidadania, faz convenção neste sábado (27) para selar aliança com o PT. O Partido dos Trabalhadores já confirmou Dr. Rubinho (PSDB) no posto de vice na chapa do pré-candidato a prefeito, o vereador petista David Almansa.
Adversários em campanhas anteriores, David e Rubinho, respectivamente segundo e terceiro colocados na última eleição suplementar, se uniram na mesma chapa para disputar a prefeitura da cidade, que passou de 101.919 eleitores para 105.517 aptos a votar. Em 2022, juntos fizeram 36.860 votos contra 38.987 do atual prefeito eleito. “Unimos forças, pois acreditamos que juntos podemos resolver os principais problemas, cuidar das pessoas e dos trabalhadores”, aposta Almansa.
Com o apoio do PSDB, David, apadrinhado pelo ministro Paulo Pimenta, vem amenizando o tom de críticas ao governo tucano Eduardo Leite.
Nos bastidores, o advogado tucano Adriano Luz, um dos postulantes a candidatura à prefeitura pela chapa PSDB – Cidadania, é contrário à aliança com o PT. Mesmo Luz convicto em seguir com a candidatura, ainda que sem apoio da maioria.
A oficialização da candidatura de Almansa e a formação da aliança ocorrerá no dia 1 de agosto, quando o PT realiza a sua convenção no CTG Roda de Carreta. Além de PSDB e Cidadania, a frente contará com o apoio do PSB, PCdoB, PV, União Brasil, Solidariedade e ainda pode ter o reforço do PSOL.
Após as desistências de João Dedão e Mano do Parque, o PL (Partido Liberal) vai lançar no dia 3 de agosto seus candidatos a prefeito e vice.
A sigla vai de chapa pura e aposta na candidata a prefeita Cláudia Frutuoso, que terá como vice Ervino Deon. Claudinha é cabo eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado federal Zucco na cidade. “Nossa coligação será com o povo de Cachoeirinha”, conclama Claúdia.
O Partido Liberal aparece como terceira via no município, cujo 60% do eleitorado votou em Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais.
Confira as datas de convenções municipais que definem prefeitos e vices:
27/07 – 9h – PSDB – Comitê Central;
29/07 – 19h – PDT – Plenarinho Saul A. Lazzarotto – Câmara Municipal;
31/07 – 15h – MDB – CTG Rancho da Saudade;
01/08 – 19h – PT – CTG Rota de Carreta;
03/08 – 19h – PL – Câmara dos Vereadores.