Na tarde desta segunda-feira, 4, a Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí, por meio do presidente, vereador Alex Peixe, recebeu os alunos da Escola Dom Feliciano, acompanhados pelo professor Leonardo Pianta. Nesse encontro, os alunos entregaram ao presidente três sugestões de projeto de lei, elaboradas por cerca de 60 alunos, cuja criação teve duração de dois anos.
Coordenados pelo professor do Itinerário Formativo de Cidadania e Perspectiva, Leonardo Pianta, e pela coordenadora pedagógica Renata Rech, os alunos elaboraram três projetos:
Memorial às Vítimas da Pandemia de Covid-19
Fica determinada a criação do Memorial às Vítimas da Pandemia de Covid-19, a ser instalado na Praça Eng. Leonel de Moura Brizola, em frente ao Hospital Dom João Becker, no bairro Centro deste município, com o objetivo de lembrar o nome das inúmeras vítimas fatais, cidadãos gravataienses, especialmente no auge da doença nos períodos de março de 2020 a julho de 2021, promovendo também o acolhimento às famílias devastadas pela perda de seus entes queridos.
Isenção de IPTU para instituições esportivas
Dispõe sobre a isenção de IPTU às instituições esportivas, em contraprestação ao incentivo gratuito de modalidades esportivas na comunidade. Fica reconhecida e declarada a isenção de pagamento anual do Imposto Predial e Territorial Urbano para instituições desportivas do município, contanto que haja o oferecimento de aulas gratuitas de práticas esportivas nas mais diversas modalidades à comunidade infantojuvenil, devidamente matriculada na rede de ensino.
Postos de arrecadação para desastres ambientais
Dispõe sobre a criação e aperfeiçoamento de postos de arrecadação, que atendam às necessidades da cidade, principalmente no que diz respeito às enchentes e grandes desastres ambientais vividos pelos moradores ao longo dos anos, visando solucionar o impasse que afeta a vida de grande parte da sociedade dentro do município. Cientes da imprevisibilidade e amplitude dos desastres ambientais, torna-se imperativo que a cidade esteja adequadamente preparada para enfrentar tais situações por meio de postos de arrecadação estrategicamente localizados, a fim de assegurar uma resposta eficaz e coordenada.
O vereador Alex Peixe, em sua fala, destacou, como professor de história, a importância de os alunos estarem preocupados com as melhorias para a cidade de Gravataí e por acompanharem as pautas do poder legislativo.
“Como professor de formação em história, fico muito feliz em receber os alunos da Escola Dom Feliciano. Coloquei toda a estrutura da Câmara à disposição dos alunos para que possam dar continuidade, e estarei entrando em contato com o prefeito Luiz Zaffalon para que possamos também apresentar ao Poder Executivo os projetos elaborados pelos alunos”, ressaltou o presidente da Câmara de Vereadores.
O professor Leonardo Pianta explicou que o projeto vem se desenvolvendo durante os anos de 2023 e 2024, dando o primeiro passo no novo modelo de ensino médio, e que, pensando na sociedade, surgiu a disciplina de cidadania, com a qual começaram a trabalhar temas relacionados à cidade.
“Começamos com essa dinâmica de tratarmos os temas locais da nossa cidade, reconhecendo o que ela necessita. É muito importante para os alunos terem essa vivência na Câmara de Vereadores, e serem recebidos pelo presidente Alex Peixe foi de grande importância para conhecerem como funciona o poder legislativo e também terem a honra de entregar diretamente ao presidente o projeto elaborado pelos alunos”, explica o professor responsável.
Maria Clara explicou que foi muito interessante essa visita à Câmara de Gravataí para conhecer um pouco mais sobre como funciona o parlamento e destacou o trabalho dos colegas ao longo de dois anos para assistir à sua conclusão.
“Muito legal, porque, se realmente esse projeto for aprovado e colocado em prática, será uma grande vitória. Ter um projeto com a minha ajuda, junto com um grupo de colegas, é emocionante”, afirma a aluna da Escola Dom Feliciano.