Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Casarão dos Bina reabre em Gravataí com oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes

IMG 7676

Recém restaurado e reaberto à comunidade, o histórico Casarão dos Bina será utilizado como local-sede, em três salas, para oficinas gratuitas de artes cênicas e visuais, música e literatura a partir do dia 29 de novembro. Em parceria entre a Prefeitura de Gravataí e o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS), as atividades serão ofertadas para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. 

As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser realizadas na unidade do Sesc Gravataí, na Rua Anápio Gomes, número 1241. Serão ofertadas 280 vagas com preenchimento de acordo com a ordem de inscrição e preferência para dependentes de comerciários, por se tratar de atividade realizada em parceria com o Sesc.

Crianças e adolescentes do público em geral que se enquadram nas regras e limites de renda familiar também podem se inscrever. Para manter a participação nas oficinas, é preciso ter presença mínima em 75% das atividades. 

“A cultura de Gravataí vive um momento muito especial com o resgate de espaços históricos do município, como o Casarão dos Bina. Nós idealizamos, investimos e entregamos o restauro do casarão. Agora, indo além da preservação de nosso patrimônio e da história, a oferta de oficinas de artes, música e literatura em parceria com o Sesc/RS permitirá que centenas de crianças aprendam e desfrutem da estrutura recém restaurada”, comemora o prefeito Luiz Zaffalon.

“O Casarão dos Bina, recém restaurado, será um importante centro que irá fomentar a produção cultural na cidade, estimulando a criatividade e promovendo a inclusão social por meio da arte e da cultura. A parceria com o Sesc/RS possibilitará o atendimento gratuito de crianças e adolescentes, sobretudo a população carente, com diversas atividades culturais, encontrando neste espaço incentivos para estudar e se desenvolver”, avalia Giulliano Pacheco, secretário de Governança, Comunicação e Cultura.

“Nós testemunhamos, nestas décadas de atuação do Sesc/RS, o quanto a arte tem potencial de transformar vidas e trajetórias, e é isso que nos incentiva a realizar este investimento. As Casas Arte Sesc, como a que irá funcionar no Casarão dos Bina, têm o objetivo de enriquecer a experiência artística e cultural das comunidades, contemplando pessoas com ou sem experiência prévia nas áreas das formações”, ressalta a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello. “Muitos talentos, certamente, florescerão a partir destas oficinas”.

Para realizar a inscrição é preciso cumprir os seguintes requisitos:

– Possuir Credencial SESC, que pode ser feita pelo app SESC RS ou na unidade do Sesc Gravataí;
– Apresentação declaração de baixa renda na faixa de até 2 salários mínimos per capita;
– Assinar termo de compromisso;
– Sinalizar qual ou quais oficinas deseja participar, de acordo com o turno e disponibilidade de vaga.

O projeto será lançado em Gravataí na próxima quinta-feira (28), às 10h, em evento com autoridades, parceiros, imprensa e comunidade em geral.

Casarão estará aberto para visitação geral

Além das oficinas culturais, o casarão também servirá como espaço de memória e estará aberto para visitação do público em geral a partir do dia 29. Itens doados pela família de Carlos Bina e que pertenceram ao patriarca ficarão expostos em uma parte do prédio para recontar a história do icônico proprietário. Além disso, uma escola de educação ambiental também será instalado em um dos cômodos do Casarão.

Localizado no distrito de Barro Vermelho, em Gravataí, o Casarão dos Bina fica às margens da RS-030, numa área que representa a transição entre as zonas urbana e rural da cidade.  O edifício foi erguido pelo construtor Antônio Dias Fialho, ainda no século XIX. 

O prédio foi vendido e tornou-se propriedade de Dario Barbosa no século XX até ser, finalmente, comprado por Carlos Bina, em 1937. Bina era descendente de italianos e mudou-se de Porto Alegre para Gravataí com a família em função da filha, Maria Maristany, que havia passado em concurso para lecionar no Município.



Total
0
Shares
Anterior
Professores de Gravataí são homenageados na Câmara de Vereadores
IMG 7627

Professores de Gravataí são homenageados na Câmara de Vereadores

Na noite desta quinta-feira, 21, a Câmara Municipal de Gravataí, no plenário

Próximo
Quatro escolas municipais participam da etapa Arena Geração do Programa Geração Consciente em Cachoeirinha
IMG 7745

Quatro escolas municipais participam da etapa Arena Geração do Programa Geração Consciente em Cachoeirinha

Quatro escolas municipais de Gravataí participaram, na manhã desta terça-feira,

Leia também...