Muitos estão acostumados com os agitos da cidade, correria e cansaço, mas chega uma hora que a melhor coisa a se fazer é voltar às origens ou buscar um refúgio com belas paisagens para aliviar o estresse e curtir com a família ou amigos durante as férias de verão.
Para quem quer escapar da rotina e gosta de passeios em lugares para descansar e relaxar junto à natureza, vai se apaixonar pela Cascata do Mato Fino, localizada na parada 101 da ERS-020, Estrada da Cascata, número 1.800, no Distrito de Morungava, em Gravataí. O lugar dispõe de vários quiosques com churrasqueiras e muito contato com as belezas naturais. Ademais, há lancheria e banheiros, além de monitoramento de guarda-vidas ao longo da prainha. O valor da entrada custa R$ 30 por pessoa. Crianças de até seis anos não pagam. O local abre todos os dias, sempre das 8h às 18h.
A proximidade com Porto Alegre faz da Cascatinha um dos destinos mais procurados para fugir da agitação das praias lotadas. O parque está localizado a uma hora de carro da Capital. O lugarejo possui duas belíssimas cascatas. Também não tem trilha para chegar lá, então é ótimo para levar os filhos e até os avós. Ah, e se puder, evite os finais de semana porque fica muito cheio. Vale ressaltar que o uso de caixinhas de som, que vem se tornando incômodo para os banhistas nas praias, não é permitido no espaço. A entrada de pets também é vetada.
A Cascatinha ainda serviu de cenário para o filme “A Cabeça de Gumercindo” (2018). A obra do cineasta Tabajara Ruas, embora fictícia, é inspirada em relatos reais da macabra decapitação do caudilho e militar uruguaio Gumercindo Saraiva (1852-1894), que lutou pelo lado dos revoltosos no que ficou conhecido como Revolução Federalista.
As cenas com Tarcísio Meira e Glória Pires protagonistas da série ‘O Tempo e o Vento” (1985), dirigida pelo gaúcho Paulo José, também foram gravadas no local, em 1985.