Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Cascata Mato Fino, um lugar para fugir da agitação e curtir a natureza em Gravataí

IMG 20240116 WA0023

Muitos estão acostumados com os agitos da cidade, correria e cansaço, mas chega uma hora que a melhor coisa a se fazer é voltar às origens ou buscar um refúgio com belas paisagens para aliviar o estresse e curtir com a família ou amigos durante as férias de verão.

Para quem quer escapar da rotina e gosta de passeios em lugares para descansar e relaxar junto à natureza, vai se apaixonar pela Cascata do Mato Fino, localizada na parada 101 da ERS-020, Estrada da Cascata, número 1.800, no Distrito de Morungava, em Gravataí. O lugar dispõe de vários quiosques com churrasqueiras e muito contato com as belezas naturais. Ademais, há lancheria e banheiros, além de monitoramento de guarda-vidas ao longo da prainha. O valor da entrada custa R$ 30 por pessoa. Crianças de até seis anos não pagam. O local abre todos os dias, sempre das 8h às 18h.

CASCATINHA 1

A proximidade com Porto Alegre faz da Cascatinha um dos destinos mais procurados para fugir da agitação das praias lotadas. O parque está localizado a uma hora de carro da Capital. O lugarejo possui duas belíssimas cascatas. Também não tem trilha para chegar lá, então é ótimo para levar os filhos e até os avós. Ah, e se puder, evite os finais de semana porque fica muito cheio. Vale ressaltar que o uso de caixinhas de som, que vem se tornando incômodo para os banhistas nas praias, não é permitido no espaço. A entrada de pets também é vetada.

A Cascatinha ainda serviu de cenário para o filme “A Cabeça de Gumercindo” (2018). A obra do cineasta Tabajara Ruas, embora fictícia, é inspirada em relatos reais da macabra decapitação do caudilho e militar uruguaio Gumercindo Saraiva (1852-1894), que lutou pelo lado dos revoltosos no que ficou conhecido como Revolução Federalista.

As cenas com Tarcísio Meira e Glória Pires protagonistas da série ‘O Tempo e o Vento” (1985), dirigida pelo gaúcho Paulo José, também foram gravadas no local, em 1985.



Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP725
Screenshot 1

É isso aí CHICO PEREIRA #EP725

Confira o programa de hoje, 16 de janeiro, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
Guarda Municipal de Gravataí salva criança de dois anos de engasgamento com moeda
WhatsApp Image 2024 01 16 at 18.35.41

Guarda Municipal de Gravataí salva criança de dois anos de engasgamento com moeda

A Guarda Municipal de Gravataí salvou, na tarde do último domingo, 14, um menino

Leia também...