O icônico chafariz da Praça da Rua Coberta, em Gravataí, está prestes a ser entregue à comunidade totalmente remodelado. Conhecido como um dos principais cartões-postais da cidade, o chafariz tem uma longa história que remonta aos anos 1960, quando foi idealizado pelo então prefeito José Link.
Chafariz na década de 1960
Ao final da década de 1980, o chafariz passou por sua primeira grande reforma. O artista plástico João Alberto Lessa foi convidado a redesenhá-lo, um projeto que foi encomendado pelo ex-prefeito Abílio dos Santos e por seu filho Vânio dos Santos. Essa reforma trouxe uma nova identidade ao monumento, que continuou a ser um ponto de encontro e uma atração turística central na cidade.
Agora, em 2024, sob a administração do atual prefeito Luiz Zaffalon, o chafariz está sendo remodelado pela terceira vez, como parte das melhorias no centro de Gravataí. A revitalização inclui a renovação completa das partes hidráulica e elétrica, além da restauração das cores originais do chafariz e dos esguichos de água coloridos, que sempre encantaram os moradores e visitantes.
A inauguração do novo chafariz, coordenara pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), na figura do secretário Laone Pinedo, está prevista para as próximas semanas, em tempo para as festas de fim de ano. A entrega deste patrimônio renovado promete reforçar ainda mais o seu status como um símbolo da cidade e um ponto turístico imperdível.