Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Cia de Atores Independentes, de Gravataí, celebra 25 anos de atuação com duas apresentações no Porto Verão Alegre

9c4f4dcc b121 4b6c 8b68 c47d7122eb81

Simões Lopes Neto – O Encantador de Histórias terá apresentações nos dias 16 e 17 de janeiro, às 19h30, no Instituto Goethe

A Cia de Atores Independentes, de Gravataí, leva ao palco uma montagem cênica que exalta a riqueza das lendas do sul presentes na obra de Simões Lopes Neto. A peça Simões Lopes Neto – O Encantador de Histórias terá apresentações nos dias 16 e 17 de janeiro, às 19h30, no Instituto Goethe.

Baseada no livro “Lendas do Sul” (1913), a peça traz histórias clássicas como Salamanca do Jarau, O Negrinho do Pastoreio e A Mboitatá, entrelaçadas com aspectos históricos da vida e obra do autor.

Antonio Hohlfeldt, em sua crítica intitulada “Festejando Simões Lopes Neto”, publicada em setembro, no Jornal do Comércio, descreveu o espetáculo como “leve, gostoso, poético, eficiente, do ponto de vista da representação, da concepção e da interpretação”. Trata-se de um elogio que sintetiza as qualidades cênicas e artísticas da obra, ressaltando a harmonia entre a proposta estética e sua execução.

Sobre a Peça
A montagem destaca a formação do povo gaúcho, explorando as origens culturais e o significado dessas lendas. Com uma abordagem poética e sensível, o espetáculo utiliza um palavreado regionalista, músicas tradicionais executadas ao vivo e trocas de figurino realizadas em cena, valorizando a proximidade com a plateia e os elementos cênicos gaúchos.

Dirigido por Marlize Damin, o elenco conta com Giulliano Pacheco, David Vilanova Peçanha, Thâmys Quadros, Giulia Damin e Felipe Jardim, que se desdobram em diversos personagens durante toda a peça.

O roteiro, adaptado por Daniel Assunção, mergulha nas três lendas mais famosas da obra de Simões Lopes Neto:

Mboitatá: Encenação com fantoches indígenas e música.
Negrinho do Pastoreio: Uma abordagem cheia de dramaticidade, religiosidade e crítica social.
Salamanca do Jarau: Uma grande aventura, repleta de ação e mistério, em torno de um amor proibido.

Serviço
Datas e horários:

16 e 17 de janeiro, às 19h30
Local:

Instituto Goethe – Rua 24 de Outubro, 112, Porto Alegre
Ingressos:

À venda no site portoveraoalegre.com.br
Ou diretamente no local, na hora do evento
Não perca a oportunidade de se encantar com histórias que valorizam a identidade, a cultura e as tradições do sul do Brasil!

FOTOS: David Vilanova Peçanha



Total
0
Shares
Anterior
Reunião preparatória define estratégias para a 4ª Edição do Torneio de Robótica em Gravataí
IMG 9077

Reunião preparatória define estratégias para a 4ª Edição do Torneio de Robótica em Gravataí

A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) realizou, no

Leia também...