Servidores da Prefeitura de Gravataí ligados à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e à Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) participaram, nesta segunda-feira, 8, de uma capacitação voltada ao tema de classificação de risco em saúde mental. Ministrada por profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e profissionais ligados à saúde mental de Gravataí, o encontro também contribuiu para explicar o fluxo de atendimento e o funcionamento de cada serviço especializado no cuidado em sofrimento mental no município, além de abordar casos de urgência e emergência em saúde mental.
Durante a formação, foram abordados critérios para inserção no sistema para atendimento em saúde mental, assim como explicado os diferentes tipos de sofrimento emocional a partir da discussão de casos e perguntas envolvendo a temática. Todos os serviços que envolvem o acolhimento de necessidades em saúde mental no município são regidos e organizados a partir de leis e decretos, que fundamentam a assistência necessária.
Os Caps são serviços especializados no cuidado em saúde mental, de forma comunitária e territorializada, e que trabalham na perspectiva de cuidado em liberdade e na lógica da equipe multiprofissional e territorializada, com foco na reinserção social do usuário. Os atendimentos são realizados por acolhimento, por demanda espontânea ou por meio de encaminhamentos via unidades de saúde ou serviços intersetoriais do município.
Os serviços de apoio e suporte em saúde mental dividem-se, atualmente, em três tipos principais, separados pelo público-alvo, faixa etária e tamanho da população adstrita. Em Gravataí, há o Caps II, que é focado no cuidado em saúde mental para adultos com transtornos mentais graves e persistentes, o Caps i – voltado aos atendimentos de crianças e adolescentes até 18 anos incompletos com transtornos mentais graves e persistentes – e o Caps Álcool e Drogas tipo III (Caps AD III), com atendimentos para adolescentes a partir dos 13 anos e adultos com transtornos mentais decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Nos locais, são desenvolvidas diversas atividades que promovem os cuidados com a saúde mental, tais como oficinas, horta, meditação, rodas de conversas e grupos terapêuticos. As ações são realizadas durante o ano inteiro e contam com atendimento médico psiquiátrico, técnicos de referência e envoltos no Plano Terapêutico Singular (PTS) de cada paciente, de modo a otimizar o tratamento medicamentoso e contribuir para a evolução do processo de tratamento como um todo.
Caps em Gravataí
Caps i – localizado na rua Madre Marta Maria, 35, no bairro Salgado Filho
Caps II – localizado na rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1135 , no bairro Centro
CAPS AD III – localizado na rua Antônio Afonso de Jesus, 85, no bairro Salgado Filho