Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Com banho quente, comida e local para dormir, abrigo adulto já atende mais de 60 pessoas atingidas pelas chuvas

Abrigo 4 (1)

Com mais de 8 mil pessoas afetadas pelas chuvas intensas, Gravataí conta com 261 desabrigados e 200 desalojados. Até o momento, o acumulado da chuva já chega nos 365mm e o nível do Rio Gravataí está em 5,43m, podendo chegar aos 6 metros nas próximas horas. No abrigo adulto do município 61 pessoas estão sendo atendidas e contam com atendimentos de saúde e assistência social.

O local recebe as famílias que não têm para onde ir e que não conseguem se manter fora do abrigo, ou seja, aquelas em situação de vulnerabilidade extrema. Os atingidos passam pela avaliação da Defesa Civil e Guarda Municipal na hora do resgate ou atendimento.

Chegando durante toda madrugada e manhã desta quinta-feira, 2, as famílias atendidas no abrigo tem acesso a banho quente, alimentação, camas limpas, espaço de convivência e serviços de saúde. O local passou por uma repaginação interna para receber os atingidos pela chuva.

A coordenadora do abrigo Fabiana Moura explica que o objetivo do atendimento é prezar pela privacidade de cada família e garantir dignidade em um momento tão difícil.

“Muitas destas pessoas passaram a noite em claro, chegam aqui molhadas, com fome e muito abaladas. Por isso oferecemos um espaço limpo, confortável e seguro. Isso é a proteção social”, afirma.

Bianca Guedes, diretora do departamento da Proteção Social Especial, convida a população para ajudar neste momento tão difícil. Apesar das doações já estarem chegando, ela informa que o abrigo precisa de mais colchões, cobertas e travesseiros.

Ela também destaca que entende o momento de dificuldade, mas é necessário algumas regras para o melhor funcionamento do local.

“Nós estamos atendendo todas as pessoas que chegam aqui, porém, as famílias precisam passar pela avaliação da Defesa Civil e da Guarda Municipal. Não podemos simplesmente receber quem aparece no abrigo, por conta das vagas, dos cadastros e de toda a rede que precisa ser respeitada”, explica.

De acordo com Bianca, o município também já está expandindo os atendimentos e montando mais um local para receber as pessoas na sede do CTG Aldeia dos Anjos. O local funcionará nos mesmos moldes do abrigo, recebendo os desabrigados por meio de avaliação da Defesa Civil e da Guarda Municipal.

Fabiana Moura destaca o trabalho em conjunto com outras secretarias e serviços da Prefeitura. Como muitas das pessoas chegam sem roupas, sem remédios ou nenhum outro bem, esta parceria agiliza e beneficia a população.

“Nós temos equipes, por exemplo, que levam um responsável por cada família até a Loja do Bem para a escolha de roupas secas e limpas. Da mesma forma, a Secretaria da Saúde está aqui hoje atendendo as pessoas e garantindo a saúde de todos que estamos recebendo”, explicou.

Dentre os serviços oferecidos pelos médicos e enfermeiros da Secretaria da Saúde no abrigo municipal, estão a verificação de sinais vitais, verificação de pressão arterial, medição de glicose, ⁠renovação de receitas, prescrição de medicamentos de uso contínuo e ⁠aplicação de medicamentos.

“Estamos cumprindo o Plano de Contingência do Município e estamos no caminho certo. O que foi direcionado está funcionando. Temos que melhorar em alguns aspectos, mas, de um modo geral, o plano de calamidade da SMFCAS está sendo aplicado e fazendo certo”, conclui Fabiana.



Total
0
Shares
Anterior
Arroio transborda e mais de 100 pessoas são resgatadas do Bairro Meu Rincão, em Cachoeirinha
WhatsApp Image 2024 05 02 at 14.06.10

Arroio transborda e mais de 100 pessoas são resgatadas do Bairro Meu Rincão, em Cachoeirinha

Mais de 100 pessoas foram resgatadas após extravasamento do arroio Sapucaia, no

Próximo
Shoppings centers gaúchos recebem doações para atingidos pelas enchentes
Screenshot 20240503 192651 Chrome

Shoppings centers gaúchos recebem doações para atingidos pelas enchentes

Empreendimentos se uniram para ajudar cidades afetadas por inundações

Leia também...