Diretor de Desenvolvimento e Operações do ITEC, Cristiano Richter
Gravataí vai ganhar até o final de 2026 um inédito polo de formação de novos talentos em tecnologia, baseado num modelo de centros acadêmicos adotados por universidades norte-americanas. Essa proposta foi divulgada pelo ITEC (Instituto de Tecnologia e Computação), através de seu diretor de Desenvolvimento e Operações Cristiano Richter, em evento realizado neste mês no Buy RS.
A estrutura do ITEC está sendo construída em uma área de 200 mil metros quadrados no Prado Bairro-Cidade. O projeto foi idealizado por Cristiano Franco, empreendedor da tecnologia e filantropo, em parceria com os empresários Marcelo Lacerda, Sérgio Pretto, a Fundação Behring e a Telles Foundation.
A expectativa é que o novo instituto fortaleça o município como um polo de inovação e tecnologia, ampliando as oportunidades educacionais e de formação para os jovens. A primeira turma, prevista para março de 2027, será composta por 60 bolsistas, garantindo acesso a formação de qualidade a estudantes selecionados.
O projeto foi gestado há três anos, após Franco e seus sócios visitarem diversos colleges nos EUA, com a meta de desenvolver o campus e o modelo de ensino como um diferencial para o ecossistema na formação em tecnologia, reunindo a imersão na vida acadêmica e o senso de comunidade entre eles, com o intuito de democratizar o acesso à ciência e a formação de novos talentos em computação.
A ideia visa formar 420 profissionais qualificados em 10 anos. Conforme o projeto apresentado pelo gestor, serão investidos R$ 400 milhões no Estado no trabalho de excelência na formação de lideranças em tecnologia do Brasil. Em suma, o projeto prevê 120 estudantes selecionados de todo o país entrando por ano, com bolsas de estudo integrais custeadas, além da obrigação de residir no campus para cumprir o modelo proposto pelo ITEC.




