A Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), promoveu na última quinta-feira, 3, ações voltadas à conscientização sobre sinais e sintomas do acidente vascular cerebral (AVC) junto à escola municipal de ensino fundamental (Emef) Santa Madalena, localizada no bairro Rincão da Madalena. A iniciativa reuniu profissionais da unidade de saúde Nova Conquista, do Samu e do Hospital Dom João Becker (HDJB).
“O tratamento e o atendimento do paciente que esteja tendo um AVC precisa ser muito rápido, porque, caso contrário, pode haver morte ou sequelas graves. Estamos fazendo o nosso melhor no Dom João Becker. Agora, ultrapassamos os limites físicos do hospital e fomos até as escolas, isso é significativo”, celebrou o neurologista Diógenes Zãn, líder da equipe multidisciplinar de combate ao AVC do HDJB. Durante sua fala, o médico abordou tópicos ligados à doença e à importância da atenção e da ação imediata nesses casos, em especial com avós e avôs, principais acometidos pelo AVC.
Inicialmente, as crianças e os professores assistiram a uma peça teatral realizada pela unidade de saúde Nova Conquista, na qual um idoso, durante seus afazeres diários, começa a ter sintomas característicos do AVC – como braço fraco, fala confusa e boca torta. Orientações e questionamentos aos alunos sobre AVC, onde procurar ajuda e qual número acionar (nesses casos, deve-se ligar imediatamente para o Samu, pelo telefone 192, que levará o paciente ao HDJB) também foram trabalhados pelos profissionais de saúde junto aos alunos, estimulando-os a responderem o que aprenderam nas aulas.
Com isso, a ação objetivou fazer com que os alunos sejam multiplicadores dessas medidas com seus pais ou responsáveis, levando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para as suas residências. Ao final, os estudantes, para muitos pela primeira vez, puderam conhecer internamente como é uma ambulância.
A iniciativa de levar conhecimentos e aprendizado para o reconhecimento dos sinais e da importância da solicitação urgente de atendimento faz parte do Fast Heroes, iniciativa internacional que visa conscientizar crianças em idade escolar para identificar sinais de AVC, seja no ambiente escolar, seja no ambiente familiar. Em julho deste ano, o neurologista do HDJB Diógenes Zãn capacitou orientadores educacionais do município para apresentar o programa e o planejamento das ações com as escolas, a partir de auxílio de material lúdico, de fácil assimilação.
Atualmente, Gravataí é reconhecida mundialmente como polo de excelência no combate ao AVC. O HDJB recebeu a Certificação Ouro do WSO Angels Awards Q2 2024, premiação promovida pela Angels Initiative, da organização alemã Boehringer Ingelheim. A instituição realiza auditoria em hospitais de diversos países do mundo, conferindo estrutura, processos, qualificação das equipes e as estatísticas voltadas ao tratamento ao acidente vascular cerebral. Conforme o HDJB, o hospital atingiu todos os parâmetros necessários para receber o reconhecimento.
PSE
A aproximação entre as escolas e os serviços de saúde tem como intuito fomentar as ações e realizar um trabalho intersetorial, buscando fortalecer as atividades na perspectiva do desenvolvimento integral para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. Desta forma, as ações do PSE proporcionam melhoria na qualidade de vida da população de Gravataí, especialmente para estudantes e suas famílias
Dentro das ações trabalhadas no PSE, estão diversas medidas de prevenção e promoção à saúde nos ambientes escolares, elencando temas como verificação da caderneta de vacinação, saúde bucal e prevenção e combate à dengue. As formações são voltadas aos profissionais de saúde e a orientadores, professores e diretores das instituições de ensino.