EXCLUSIVO
Previsto inicialmente para ser inaugurado no mês de dezembro, o viaduto com trincheira que está sendo construído na ERS-118, em Gravataí, ficará pronto no ano que vem.
De acordo com o Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), a obra deve ser concluída até junho de 2025.
Atualmente com 70% dos serviços concluídos, a obra chegou a ser interrompida durante o mês de maio, já que se tornou um desvio durante as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Ademais, o Daer comunicou que houve a necessidade de ajuste no sistema de drenagem na região do entroncamento com a BR-290 (Free Way).
Outro motivo para o atraso, conforme o Daer, foi justamente a ocorrência frequente de chuvas no Estado, que impediu a sequência das obras. Até agora foram finalizados e entregues os acessos ao Distrito Industrial de Gravataí.
Já os acessos à Avenida Plínio e o retorno à Rua Centenária seguem em obras.
PRAZOS
O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costela, reiterou que até maio de 2025 serão entregues as obras da elevada da entrada de Gravataí, do Distrito Industrial e da Avenida Centenário, assim como as demais passarelas que devem ser inauguradas no decorrer do ano que vem.
No total, são seis passarelas com barreiras New Jersey (muretas instaladas no meio da rodovia para garantir maior segurança na pista).
Costella informou ao blog que o Governo do Estado planeja incluir no projeto a duplicação da pista de Gravataí até Viamão. “É uma determinação do governo Eduardo Leite para este projeto que está em estudo”, acrescentou o secretário.