Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Confira o planejamento para o manejo das árvores nas praças de Gravataí.

Mais que atualizar estes importantes espaços de lazer da área central para atender às demandas da população, este importante trabalho permitirá o avanço das obras da Rua Coberta, idealizada pela Prefeitura de Gravataí.

Além do espaço coberto para shows, palestras, eventos e gastronomia que será construído na Rua José Link, as duas praças serão transformadas em um complexo esportivo, cultural e de lazer ao ar livre, com foco no convívio com a natureza. Para isso, a Sema realizou levantamento completo sobre as mais de cem árvores existentes na área.

Conforme a bióloga da Sema, Isabela Kirsten, este é um processo minucioso de cuidado e preservação, que começou no início deste ano com a avaliação técnica das árvores. Todas foram catalogadas e avaliadas de acordo com espécie, localização e saúde. A partir do estado de conservação, foi definido o plano de ação, que envolve poda, recuperação e até mesmo o transplante de espécies para outros parques da cidade.

“Toda a autorização de manejo da Sema prevê a avaliação técnica por nossos biólogos. Nas praças do Centro, o objetivo é determinar, principalmente se alguma árvore oferece risco de queda, tendo em vista que será uma área de grande circulação de pessoas”, explica Isabela.

A técnica reforça que a Secretaria de Serviços Urbanos auxilia a Sema no trabalho e que a meta é manter todas as árvores saudáveis. “O estado fitossanitário (saúde) das árvores definirá as árvores que permanecerão, o que já sabemos que será a maioria. Outras, conforme tamanho e idade, serão transplantadas para diferentes praças de Gravataí. Somente em casos extremos, quando não há possibilidade de recuperação do exemplar, é autorizado o corte, e, ainda assim, há a obrigatoriedade do plantio de novas mudas, podendo ser em outros parques públicos, compensando as que foram suprimidas”.

O prefeito Luiz Zaffalon destaca a importância deste trabalho de proteção ao meio ambiente, que possibilita a execução de diversos projetos do governo municipal com foco no crescimento sustentável da cidade.

“A Prefeitura trabalha sempre com o objetivo de modernizar Gravataí, oferecendo mais qualidade de vida à população, construindo uma cidade sustentável, acessível e plural. Este é um processo que é feito dia a dia, em todas as obras que executamos, sem nunca deixar de lado a preocupação com o meio ambiente; para cada árvore retirada, plantamos outras 15 em regiões como Caça e Pesca, Moradas do Vale e Parque Ambiental. Desde o início do governo, plantamos mais de mil árvores em ruas, avenidas, praças, loteamentos e parques públicos, além do trabalho de recuperação da margem do Gravataí com o replantio de espécies nativas”, afirma o prefeito Zaffa.

Além das obras da Rua Coberta, que chegará acompanhada de estruturas modernas de lazer, cultura, gastronomia e esportes, o Novo Centro contará com a reforma do Museu Agostinho Martha e a construção de novos banheiros públicos. E com a transferência da Prefeitura para a área recém-comprada da Ulbra, no São Vicente, a atual sede do poder Executivo será transformada em uma casa de cultura ao dispor da população no coração da cidade.

“Qualquer rua de Gravataí já foi floresta no passado. A revitalização do Centro é uma necessidade para não se tornar o ‘centro antigo – e morto – da cidade’ como conhecemos em várias regiões do Brasil. Não deixaremos nosso Centro morrer”, defende Zaffa.



Total
0
Shares
Anterior
Sispet chega a Gravataí trazendo muitas novidades no setor de cuidados pet

Sispet chega a Gravataí trazendo muitas novidades no setor de cuidados pet

Prefeito Luiz Zaffalon e Chico Pereira prestigiando as proprietárias da Sispet,

Próximo
EXPOINTER 2023 já conta com mais de quatro mil animais inscritos.

EXPOINTER 2023 já conta com mais de quatro mil animais inscritos.

As inscrições dos animais rústicos (que participam de provas e leilões) para a

Leia também...