Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Conselho Municipal de Meio Ambiente de Gravataí encerra as atividades com passeio no Barco-Escola

IMG 7061

Educar pensando no meio-ambiente e em uma construção coletiva que busque a preservação é um dos objetivos do projeto Barco-Escola. Por isso, na manhã desta quinta-feira, 14, o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Gravataí (CMMA) encerrou as atividades de 2023 com um passeio-aula pelo Rio Gravataí, a bordo do barco. A 10ª e última  reunião ocorreu na Comunidade Lírio dos Vales, em parceria com o Projeto Rio Limpo, da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG).

O secretário do Meio Ambiente (Sema) Diego Moraes agradeceu a presença de todos e afirmou que o CMMA é um espaço de debate, conversa e troca de conhecimentos.

“Está é uma reunião festiva, para comemorar o trabalho do Conselho e a dedicação daqueles que trabalham esta pauta. Muito do que está sendo aplicado na secretaria veio das reuniões. Precisamos da comunidade ativa e interessada pelo meio-ambiente, pela sustentabilidade e por defender nossos tesouros naturais”,  ressaltou.

“O Conselho é da comunidade, aqui desenvolvemos políticas públicas que podem e são implementadas no município. Queremos mostrar o que a comunidade de Gravataí tem feito na questão do meio-ambiente, pois estes projetos, estas políticas não podem estar só no papel, precisam estar lá, sendo debatidas e colocadas em prática”, explica o presidente do Conselho José Alberto Cariolatto Pinheiro.

Barco-Escola

“O barco tornou o rio público, ele é para as pessoas conhecerem o Rio Gravataí”. Foi assim que o coordenador do projeto Rio Limpo, o geólogo Sérgio Cardoso, iniciou o passeio do Barco-Escola. Com 1h30 de duração, a viagem percorre a Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, a maior unidade de conservação do Rio Grande do Sul, segundo Sérgio.

Tendo realizado mais de 300 viagens, o barco tem como objetivo educar e buscar, em parceria com a comunidade, a conscientização sobre a necessidade da preservação do rio.

O geólogo também explica que, conforme Gravataí cresce, o rio precisa ser levado em consideração. “Devemos enxergar o planejamento das cidades como uma forma de proteção dos recursos hídricos. A questão da falta de água é uma questão de planejamento, de fazer a coisa certa na hora certa”, explicou.

De acordo com o secretário Diego Moraes, o barco escola, em 2024, trará as crianças para dentro do Rio Gravataí, possibilitando uma vivência prática do que é aprendido em sala de aula.

“Contratamos 50 viagens para fazer este passeio dentro do Barco-Escola. Precisamos de atividades como esta para mostrar a importância e a necessidade de cuidarmos da nossa cidade e da nossa natureza. Fazendo isso com as crianças, estamos criando adultos conscientes e responsáveis”, afirma.

Sérgio também explicou que aproximadamente 1 milhão de pessoas dependem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e que a fama de ser um dos mais poluídos do Brasil “não é bem assim”. De acordo com o geólogo, 30% do rio é poluído, enquanto 70% de toda a sua extensão está em boas condições.

Ao final do passeio ele destaca que o Rio Gravataí precisa ser preservado e que a APN-VG, em parceria com o CMMA e com a Sema, está trabalhando com esse objetivo, trabalhar a conscientização e a educação das comunidades.



Total
0
Shares
Anterior
Gravataí agora conta com pasta especializada da Mulher e Direitos Humanos
IMG 7060

Gravataí agora conta com pasta especializada da Mulher e Direitos Humanos

Proteger, prevenir e acompanhar as políticas públicas voltadas para a mulher é

Próximo
Preservação Ambiental do Mato do Júlio deve incentivar o setor do turismo em Cachoeirinha
images (2)

Preservação Ambiental do Mato do Júlio deve incentivar o setor do turismo em Cachoeirinha

O Pampa é o bioma predominante na região metropolitana de Porto Alegre e, de

Leia também...