A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), realizou na manhã do dia 22 de outubro a abertura da Copa Aline Fofonka, com jogos de voleibol nas categorias mirim masculino e feminino. O evento ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes Aline Fofonka, iniciando às 9h e se estendendo até o final da tarde.
As disputas contaram com a participação de diversas escolas. No vôlei masculino, as equipes participantes foram: Tuiti, Vinícius, Suely, Augusto Longoni e Set Point. Já no feminino, as equipes incluíram Sinodal, Santa Ana, Pref. São Miguel, Pref. dos Anjos B, Cerro Azul, Set Point, União Sports B, Pref. dos Anjos A, Tuiuti, União Sports A, Suely e Vinicius de Morais.
Após emocionantes partidas, as escolas que se destacaram foram:
Vôlei Feminino Mirim:
- Série Ouro:
- 1º lugar: Sinodal
- 2º lugar: Set Point (da Prefeitura)
- 3º lugar: Tuiti
- Série Prata:
- 1º lugar: Set Point
- 2º lugar: União Sport B
- 3º lugar: Pref. dos Anjos B
Vôlei Masculino Mirim:
- 1º lugar: Vinícius de Morais
- 2º lugar: Set Point (Núcleo da Prefeitura)
- 3º lugar: Suely Silveira
Acompanhando as competições, Kátia, mãe da atleta Isabele, expressou sua emoção ao ver o time de sua filha vencer novamente: “É incrível ver como essas meninas, que têm apenas cinco meses de treino, já são campeãs.”
João Melo, jogador do Tuiuti, mostrou determinação apesar da derrota: “Não conseguimos ganhar as medalhas, mas vou continuar. Não vou desistir.” Maria Clara, da União, também falou sobre sua primeira experiência no esporte: “Apesar da derrota, vou seguir jogando, porque eu amo o vôlei.”
O secretário de Esportes e Lazer, Valtair Luciano Cardoso de Oliveira, expressou seu agradecimento a todos os envolvidos na realização do evento: “Agradeço a todos os professores, técnicos e pais que incentivaram as crianças a participar do campeonato. O esporte é saúde, é vida, e queremos isso para as crianças de Gravataí.”
Sobre Aline Fofonka A Copa Aline Fofonka homenageia a atleta gravataiense que faleceu em 2018 após lutar contra o câncer, deixando um legado no esporte regional. Formada em Educação Física pela Ulbra e especializada na Bélgica, Aline foi uma atleta exemplar e professora dedicada. Em sua memória, o ginásio onde ocorreu o evento leva seu nome, assim como o projeto da SMEL que anualmente promove atividades esportivas com alunos das escolas municipais.