Ao contrário que publicamos anteriormente, o CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, entidade que mais vezes venceu o Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), não vai participar da edição deste ano. A invernada adulta foi desclassificada na etapa Inter-regional, realizada em Capão da Canoa, nos dias 28 e 29 de setembro. A agremiação gravataiense, que tem 11 títulos do maior festival amador da América Latina, entrou na Justiça para tentar disputar a final do festival, que acontece durante este feriadão, em Santa Cruz do Sul, mas não obteve êxito.
“Infelizmente o Aldeia não irá participar do Enart este ano, estamos apenas com alguns membros do CTG concorrendo as categorias individuais como Chula, intérprete vocal masculino e pajada”, informou o comunicado da assessoria de imprensa do CTG ao blog.
O MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) disse que “a desclassificação do CTG Aldeia dos Anjos no Enart foi realizada em estrito cumprimento ao regulamento do evento”.
A comissão avaliadora justificou que a desclassificação se deve ao fato de que o Aldeia utilizou “castanholas” (instrumento de origem espanhola bastante utilizado no flamenco), que não estaria contemplado no rol de instrumentos permitidos pelo regulamento e, não tendo o uso de tal instrumento sido autorizado previamente pelos órgãos responsáveis, seu uso seria vedado”.
Em suas alegações, o Aldeia argumenta que as castanholas já foram utilizadas em outro festival anterior.
“É espantoso que uma interpretação equivocada sobre um tema consolidado, trazido numa coreografia que já fora validada e premiada pelo próprio MTG em outro Enart (2009) – a qual, diga-se, foi utilizada no recente Sarau de Arte Gaúcha, que ocorreu no dia 25 de agosto de 2024, com comissão avaliadora do mesmo ente (MTG), tenha surgido de uma hora para outra, sem que qualquer aviso, advertência ou outro tipo de anotação simples tenham sido feitas na planilha daquele evento anterior”, afirma.
Além dos autorizados “violão, viola (10 ou 12 cordas), viola de arco, violino, rabeca, gaitas, bandoneon, pandeiro e serrote musical”, a entidade afirma que tópico do artigo 22 do regulamento também admite o “uso de outros instrumentos quando a música escolhida, compatível com a proposta da apresentação, forem necessários para a homenagem feita às etnias formadoras do gaúcho”.
Sem o Aldeia, a região será representada pelo CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, que é heptacampeão do evento. A edição deste ano será realizada entre sexta-feira (15) e domingo (17).
Ordem de apresentação do Enart 2024 Força A :
BLOCO 1:
CTG TROPEIRO VELHO
CTG TAPERA VELHA
CTG LALAU MIRANDA
CTG GALPÃO CRIOULO
CTG RANCHO DA SAUDADE
CTG SENTILAS DO PAGO
CTG RAÍZES DA TRADIÇÃO
CTG CARRETEIROS DO SUL
BLOCO 2:
CTG GILDO DE FREITAS
CTG CFTG
CTG POUSADA DO IMIGRANTE
CTG SOCIEDADE GAÚCHA LOMBA GRANDE
PTG BOCAL DD PRATA
CTG CEL THOMAZ LUIZ OSÓRIO
CN BOITATÁ
CPF PIÁ DO SUL
BLOCO 3:
CTG GALPÃO CRIOULO
CTG CAMPO DOS BUGRES
CTG TIARAYÚ
CTG GUAPOS DO ITAPUÍ
AT PONCHO BRANCO
CTG CANDIEEIRO DA AMIZADE
CTG GALPÃO CAMPEIRO
CTG ESTÂNCIA VELHA DA TRADIÇÃO
BLOCO 4:
CTG OS FARRAPOS
CTG FELIPE PORTINHO
DTG Poncho Verde
CTG HERÓIS FARROUPILHAS
CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA
CTG JOÃO SOBRINHO
CTG INDEPENDÊNCIA GAÚCHA
CTG MBORORÉ
BLOCO 5:
CTG QUERÊNCIA DA SERRA
UNIÃO GAÚCHA
CTG LANCEIROS DA ZONA SUL
CTG RONDA CHARRUA
CTG GIUSEPPE GARIBALDI
CTG FARROUPILHA
GN IBIRAPUITÃ
CTG CAMAQUÃ