O CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, conquistou o título de grande campeão na categoria sênior da 20ª edição do Juvenart, o maior evento de danças tradicionalistas de nível juvenil do Rio Grande do Sul. A competição, que se destacou pela diversidade e qualidade das apresentações, teve sua grande final no domingo (13), em Restinga Sêca, na Região Central do Estado. O resultado foi muito celebrado pela comunidade regionalista de Cachoeirinha. “O que dizer (sobre essa conquista): dedicação, determinacão, foco, disciplina…Amor que bate no peito!
Muito orgulho de vocês, família Rancho!”, comemorou o dançarino, coreógrafo e instrutor de dança do CTG, Alexandre Sarmento Ourique, morador de Gravataí.
As apresentações começaram na quarta-feira (9) e atraíram uma audiência significativa, com a organização estimando que pelo menos 10 mil pessoas tenham assistido aos espetáculos durante o fim de semana. Mantendo o modelo estabelecido na edição anterior, o Juvenart apresentou competições nas modalidades de danças tradicionais, júnior e sênior. As apresentações individuais foram divididas nas categorias Chula e Danças Gaúchas de Salão. Os grupos foram avaliados em quesitos como correção coreográfica, harmonia de conjunto e interpretação artística, critérios que refletem a riqueza da cultura gaúcha.
No total, 142 grupos de diversas regiões do estado participaram do evento, sendo 106 na categoria júnior e 36 na sênior, voltada para equipes já consolidadas. A competição teve lugar no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, enquanto as apresentações individuais ocorreram no anfiteatro do Hotel do Recanto, em Recanto Maestro.
Em toda sua história, o CTG de Cachoeirinha coleciona vitórias com suas invernadas. Já conquistou sete vezes a categoria de Danças Tradicionais Força A, principal modalidade do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Com esse mais recente título, o Rancho conquistou pela quarta vez a categoria Sênior do Juvenart – que funciona como a Força A, com danças de entrada e saída e mais três sorteadas na hora.