Com temática que abordou a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024, o Rancho da Saudade foi o grande campeão do XXIV Sarau de Arte Gaúcha do CTG M’Bororé, que aconteceu no último final de semana em Campo Bom.
O Centro de Tradições Gaúchas de Cachoeirinha conquistou o título da Força A, que é a categoria principal do movimento de danças tradicionalistas. Historicamente, o campeão da Força A do Sarau acaba conquistando o título do ENART no mês de novembro em Santa Cruz do Sul, segundo os organizadores.
O evento, que teve início na sexta-feira (6) e encerrou na noite de domingo (8), reuniu 112 entidades de 70 cidades, incluindo uma invernada de Florianópolis, em Santa Catarina.
A programação contou com apresentações de danças tradicionais e provas individuais. O Sarau teve recorde de inscrições, com mais de 3 mil inscritos participando das provas. Mais de 2,6 mil prendas e peões, além de mais de 250 competidores nas modalidades individuais — chula, declamação, intérprete vocal e dança de salão — passaram pelos palcos da entidade.
O evento é também uma forma dos grupos se prepararem para os festivais tradicionalistas, como o Fest Mirim, Juvenart e ENART. O CTG Aldeia dos Anjos de Gravataí também foi um dos destaques do Sarau se consagrando tri campeão da categoria Juvenil.