A Prefeitura de Gravataí, em parceria com o Instituto Moriguchi, promoveu, na noite da segunda-feira, 18, a palestra “Viver mais e melhor”. Voltado à população 60+, o evento ocorreu no novo Centro Administrativo Municipal – Av. Itacolomi, 3600. A palestra foi com o geriatra e pesquisador doutor Emilio Moriguchi, referência em estudos sobre a terceira idade.
A ação faz parte do projeto “Gravataí: Uma Senhora Cidade, Um Senhor Futuro” e contou com a mediação do jornalista Tulio Milman. O objetivo da palestra foi debater questões ligadas à terceira idade, como qualidade de vida, mercado de trabalho e saúde. A abertura do evento ficou por conta do grupo de teatro Vivências, composto por senhoras acima dos sessenta anos, que apresentou a peça “Roda de Maria”.
Durante o evento, o prefeito Luiz Zaffalon agradeceu a presença do doutor Emílio Moriguchi em Gravataí e a importância de dar atenção à população acima dos sessenta anos.
“Estou estudando há algum tempo as dificuldades da população 60+ de Gravataí. Foi ouvindo o doutor Moriguchi que eu pensei: ‘Está aí uma oportunidade de fazer para a nossa cidade uma política pública que atenda estas pessoas’. Muitas vezes nos falta a consciência da importância de atender este público”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Dr. Levi Mello lembrou que Gravataí é a segunda cidade mais longeva do Rio Grande do Sul. De acordo com ele, 20% da cidade tem 60 anos ou mais, ou seja, aproximadamente 53 mil pessoas. Em 2035 esse dado pode chegar a 25%, informou.
“É por isso, também, que precisamos pensar o que fazer para que estas pessoas tenham uma cidade agradável, com acessibilidade e possibilidade de, como diz o nome deste evento, viver mais e melhor” concluiu Levi.
De acordo com o secretário da Família, Cidadania e Assistência Social Artêmio Airoldi, junto ao Instituto Moriguchi, um centro de estudos do envelhecimento humano, será possível traçar um perfil da população 60+ no município e entender as necessidades destas pessoas.
“Nosso governo municipal, na pessoa do prefeito Luiz Zaffalon, está trabalhando para promover eventos que valorizem as pessoas que já estão na terceira idade. São ações que buscam ouvir esta parcela da população e tornar Gravataí uma cidade cada vez mais atrativa e inclusiva para nossos idosos”, lembra Artêmio.