O atual prefeito e candidato à reeleição, Luiz Zaffalon (PSDB), lidera com 42,3% as intenções de voto em Gravataí, aponta a pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Amostra e divulgada neste sábado (7). Na segunda posição na preferência do eleitorado, aparece o ex-prefeito Marco Alba (MDB), que tem 33,3%, seguindo pelo também ex-administrador do município, Daniel Bordignon (PT), terceiro colocado, com 24,4% dos votos.
Na pesquisa contratada pelo Porto Alegre 24 Horas, Bordignon lidera com folga o índice de rejeição entre os candidatos, atingindo 43,2% dos entrevistados. Na sequência vem Alba, com 18,2% de rejeição, seguido por Zaffalon, com 13,6%. O levantamento mostra ainda que 22% dos entrevistados afirmaram que não rejeitam nenhum candidato e 37% afirmam crer que Zaffalon vencerá a eleição, independente de sua vontade ou voto. Além disso, um total de 49% dos candidatos diz que o atual gestor deve seguir à frente da Prefeitura de Gravataí.
Para a realização do estudo, foram entrevistadas 500 pessoas de forma presencial em diferentes bairros, respeitando as cotas proporcionais. As abordagens foram efetuadas entre os dias 27 e 29 de agosto, apresentando uma margem de erro de 4,47% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número RS-07304/2024.