A Ouvidoria da AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Básicos Delegados do Rio Grande do Sul) – órgão que fiscaliza os procedimentos da Corsan em caso de irregularidades – atendeu, no período de janeiro a março deste ano, 472 registros de reclamações de usuários na área regulada do saneamento, atendidos pela Corsan/Aegea.
As principais reclamações variam entre desabastecimento de água por mais de 48 horas; cobranças indevidas de faturas, obras de repavimentações após consertos, não concluídas, gosto indesejável da água e falta de pressão na água. As cidades mais demandadas são Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Rio Grande, Canoas e Santa Maria.
A Ouvidoria da AGERGS é um serviço gratuito ao usuário e pode ser acessada pelo número 0800 979 0066. Lembrando que, o usuário deve primeiro entrar em contato com a concessionária, não solucionado o problema, entrar em contato com a AGERGS. São 249 municípios conveniados com a AGERGS, sendo 248 atendidos pela Corsan.
A Corsan informou que quando identifica algum tipo de inconsistência no sistema de distribuição de água, imediatamente esquipes são deslocadas ao local para fazer as correções e restabelecer o abastecimento o mais breve possível. Sempre que o cliente notar algum tipo de problema, é fundamental que informe a Corsan, o quanto antes.
A Companhia sempre apura possíveis cobranças que possam apresentar algum tipo de inconsistência. Em casos que for constatado algum tipo de equívoco, a Corsan fará a compensação automaticamente na próxima fatura. O cliente também pode solicitar um pedido de ressarcimento, feito diretamente no site.
Importante ressaltar que em janeiro de 2025 foi aplicado o reajuste da tarifa, que não foi aplicada em 2024 em virtude do desastre climático que aconteceu no Rio Grande do Sul. Paralelamente, o ajuste do início deste ano coincidiu com um período de altas temperaturas e que, historicamente, resultam em um alto consumo de água.
Os canais de relacionamento da Companhia são: www.corsan.com.br ou ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.