banner chico

Em cenário de alerta máximo para a violência de gênero, blitz “Fim da Linha” reforça combate à violência contra a mulher no RS

Screenshot
Screenshot

Veranistas de todo o estado que estiveram na Praia Grande, em Torres, no último sábado (31), foram o público prioritário da primeira edição de 2026 da Blitz “Fim da Linha para a Violência contra a Mulher”. A ação foi promovida pelo Comitê Gaúcho Eles Por Elas, da ONU Mulheres, e contou com o apoio de entidades como a dupla GreNal, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, da Assembleia Legislativa, o que reforça o compromisso coletivo com o enfrentamento à violência de gênero.

O dia ensolarado contribuiu para o sucesso da mobilização, que reuniu dezenas de representantes das entidades integrantes do Comitê em uma grande caminhada de conscientização. Durante a atividade, materiais informativos foram distribuídos à população, com alertas sobre a gravidade da violência contra mulheres e meninas e com destaque para a importância do engajamento social no seu enfrentamento.

O articulador nacional do movimento He For She, da ONU Mulheres, Edegar Pretto, participou da ação. Ele atua de forma contínua no combate a todas as formas de violência, com atenção especial ao feminicídio, cujos índices no Rio Grande do Sul seguem alarmantes. No estado, Pretto tem se dedicado a articular ações e políticas públicas que vão além da punição aos agressores e priorizam a proteção das vítimas, por meio do diálogo com o Governo Federal e com os órgãos de segurança pública, com foco na retirada de mulheres de situações de risco e no afastamento dos agressores do convívio social.

“A violência contra as mulheres se combate todos os dias. Há nove anos o litoral gaúcho nos acolhe para dialogar, especialmente, com os homens. Cobramos orçamento do Estado, decisão política e mobilizamos a sociedade pela igualdade e pelo enfrentamento de todo tipo de violência contra meninas e mulheres”, destacou Pretto.

A blitz “Fim da Linha” também contou com a presença de lideranças políticas comprometidas com a pauta, como o deputado estadual Adão Pretto Filho, na condição de representante da Frente Parlamentar; as deputadas estaduais Laura Sito e Sofia Cavedon; e a deputada federal Maria do Rosário, o que evidencia a relevância do apoio intersetorial para a erradicação da violência contra a mulher.

A iniciativa realizada em Torres marca mais uma campanha robusta e integrada do Comitê Gaúcho Eles Por Elas, voltada à conscientização, à mudança de comportamento e ao fortalecimento de uma cultura de respeito, e reafirma o compromisso coletivo na construção de uma sociedade mais segura, justa e igualitária.

Foto: Paulo Roberto/ALRS



Total
0
Shares
Anterior
Polícia investiga paradeiro de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha
Screenshot

Polícia investiga paradeiro de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

O desaparecimento de três pessoas de uma mesma família, em Cachoeirinha, tem

Próximo
Acadêmicos de Gravataí lança clipe oficial do Carnaval 2026 durante ensaio geral
Screenshot

Acadêmicos de Gravataí lança clipe oficial do Carnaval 2026 durante ensaio geral

A Acadêmicos de Gravataí realiza nesta terça-feira (3), a partir das 20h, mais

Leia também...