Há exatamente duas semanas, quando as enchentes impactaram cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre com maior intensidade, a Prefeitura de Gravataí prontamente mobilizou equipes volantes para prestar a assistência em saúde aos desabrigados. Mais de 850 atendimentos médicos e de enfermagem já foram realizados neste período, levando ações como verificação de pressão arterial, renovação de receitas, realização de curativos e entrega de medicamentos, assim como atendimentos de urgência e emergência, sempre que necessário.
Nesses 15 dias, os atendimentos permaneceram também aos sábados e domingos, de modo a fornecer todo o suporte e amparo necessários nos abrigos de Gravataí, que também receberam desabrigados de outros municípios, como Porto Alegre, Canoas, Eldorado do Sul e Viamão. As unidades de saúde de Gravataí, da mesma forma, também estão absorvendo demandas que surgem dos abrigos.
Além disso, agentes comunitários de saúde (ACS) estão, diariamente, realizando o mapeamento dos abrigos para direcionar os atendimentos de saúde necessários. Soma-se a isso as ações de vacinação nos abrigos, com vacinas influenza e dT, que protegem contra a gripe e contra a difteria e o tétano, respectivamente.
As unidades de saúde e os serviços especializados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) permanecem abertos e com atendimentos mantidos, conforme a disponibilidade. Com 30 unidades de saúde, o município possui uma ampla e robusta rede de saúde, contemplando, ainda, 12 serviços especializados, que podem ser acessados conforme o fluxo de atendimento existente.
As unidades de pronto atendimento (UPAs) e o Hospital Dom João Becker (HDJB) permanecem à disposição da população sempre que necessário, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado a qualquer momento pelo telefone 192. Em casos de urgência e emergência, os responsáveis pelos abrigos e/ou os desabrigados podem contatar o Samu ou utilizar os serviços de pronto atendimento em Gravataí.