Nesta semana, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, localizada na Cohab A, realizou diversas atividades para comemorar os 37 anos de história com toda a comunidade escolar. O evento, organizado pela direção da escola, mobilizou toda a comunidade escolar do bairro e convidados, com atividades voltadas à valorização dos estudantes, equipe escolar, ex-alunos e antigos servidores.
A cada dia, foi realizada uma temática que conduziu vivências, como o “Dia da Troca”, Dog Show com a Guarda Municipal, oficinas, feira de artesanato, rodas de conversa, reflexões sobre a rede de proteção pela equipe do Conselho Tutelar, feira de artesanato – na qual familiares e empreendedores locais puderam expor e comercializar seus trabalhos – e uma partida de futebol promovida entre servidores, ex-servidores da escola e a equipe da Guarda Municipal.
A celebração reforça o vínculo da escola com a sua comunidade, seu compromisso com a aprendizagem e a sua história que marca os 37 anos de existência. “Que alegria ver a comunidade escolar reunida, pois escola se faz assim, com a união de todos. Parabéns aos meus colegas professores e funcionários que fazem do Santa Rita um espaço de acolhimento e aprendizado”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.
“A Emef Santa Rita de Cássia celebrou mais que um aniversário – celebrou seu compromisso com a comunidade, com a aprendizagem e com as histórias que se entrelaçam em seus corredores. São 37 anos construindo futuros”, completou a diretora da escola, Kátia Verônica Dutra de Bem, valorizando a importância dos professores e profissionais da escola.
Além da visita da equipe da Smed, também estiveram presentes na celebração vereadores da Câmara Municipal e demais membros da comunidade escolar.
A história da instituição
A escola Santa Rita de Cássia foi fundada em maio de 1988 como escola particular, sendo que o município assumiu a administração da instituição no final daquele ano. Em 1998, a escola foi transferida para o bairro Cohab A.
Até o ano letivo de 2023, a escola ofertava o Ensino Médio, sendo a única escola municipal com essa etapa de ensino. A partir de 2024, passou a ser designada como Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), ofertando ensino até o 9º ano.