O Núcleo de Desenvolvimento e Gestão Educacional (NDGE) da Secretaria Municipal de Educação de Gravataí (SMED), sob a coordenação de Carina Soares e mediação de Angela Maria Xavier Freitas, está promovendo, nos dias 18, 19, 27, 28 e 29 de novembro, uma série de formações sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) para os professores da rede municipal de ensino. O objetivo das ações é sensibilizar e capacitar os profissionais da educação, estimulando reflexões sobre as causas dos movimentos negros e oferecendo ferramentas para enfrentar problemas sociais e o racismo no ambiente escolar e nas comunidades locais.
Em todas as datas, o evento contará com intervenções artísticas e participações especiais, com o intuito de promover a representatividade e o protagonismo da cultura afro-brasileira e indígena.
“Sou professora e assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Enquanto mulher negra, destaco a importância da representatividade em todas as práticas pedagógicas, respeitando a legislação e contribuindo para um ensino de qualidade. Como escritora, vejo a literatura como uma importante aliada na construção de boas práticas pedagógicas, ressaltando o protagonismo negro e sua contribuição em diversas áreas”, afirma Angela Maria Xavier Freitas, professora e mediadora das formações.
Nos dias 18 e 19, as intervenções artísticas ficaram por conta da poetisa e afro-religiosa Letícia Nascimento. Nos próximos dias, novas intervenções abordarão a cultura e as pautas do Movimento Negro, reforçando a importância da conscientização durante o mês da Consciência Negra.