Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Fortalecimento da inclusão social em Gravataí: prefeito Luiz Zaffalon assina lei que autoriza concessão de uso de área pública para o Instituto Social do Autismo

Screenshot
Screenshot

Projeto prevê o atendimento com profissionais voluntários nas áreas de psiquiatria, psicologia, nutrição, terapia ocupacional, musicoterapia, psicopedagogia, fonoaudiologia, assistência social e pedagogia

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, nesta segunda-feira, 15, o Projeto de Lei 74/2025, que autoriza a concessão de uso de área pública para o Instituto Social do Autismo. Localizado no bairro Castelo Branco, o espaço, atualmente sem utilização, será reformado e transformado em um Centro Terapêutico Multidisciplinar para atendimento social a crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente famílias de baixa renda.

“O Instituto Social do Autismo tem um trabalho sério, reconhecido e comprometido com as famílias de Gravataí. Com esta parceria, estamos ampliando sua capacidade de atuação e contribuindo para que mais pessoas possam acessar atendimentos humanizados. Juntos, o poder público e a sociedade civil conseguem chegar muito mais longe”, destacou Zaffalon.

O prazo de vigência da concessão será de 20 anos. O projeto prevê atendimentos com profissionais voluntários nas áreas de psicologia, psiquiatria, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia, nutrição e pedagogia. O espaço contará ainda com oficinas terapêuticas e de convivência, além de programas, cursos e palestras para capacitação de profissionais e apoio às famílias.

“Esse é um momento histórico para a nossa instituição. Queremos continuar avançando quando o assunto é acolher e prestar o melhor atendimento às pessoas com TEA. Para isso, precisávamos de um espaço adequado, o que agora teremos”, complementou o presidente da Instituição Social do Autismo, Silvio Fernandes.

Fundado em agosto de 2014 com o nome Associação Novo Horizonte, o instituto surgiu com o objetivo de dar suporte e orientações para as mães e famílias atípicas. Atualmente, o serviço busca oferecer terapias acessíveis para garantir o desenvolvimento e autonomia de pessoas com TEA.

Os serviços do Instituto são autônomos e complementam a rede municipal, promovendo o desenvolvimento integral, a inclusão social e o suporte às famílias, fortalecendo, assim, as políticas públicas locais de saúde e educação. “Essa é uma causa importantíssima, e todo o esforço nesse propósito é válido. Sabemos a importância que esse instituto desempenha e, agora com esse espaço, esse suporte será ainda mais qualificado”, enfatizou o presidente da Câmara Municipal de Gravataí, vereador Clebes Mendes.

Avanços na rede municipal de saúde

A iniciativa contribui para a ampliação do acesso a serviços especializados destinados a pessoas com TEA. Em junho de 2025, a prefeitura de Gravataí, em parceria com o governo do Rio Grande do Sul, iniciou os atendimentos do Centro de Atendimento em Saúde – CAS, especializado em atendimentos a pessoas com TEA. Com aporte mensal de R$ 100 mil custeados pelo governo estadual por meio do programa TEAcolhe, a iniciativa presta cerca de 1.200 atendimentos a 150 usuários todos os meses na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos e restritos, o autismo ainda não tem uma causa conhecida. O diagnóstico ocorre pela observação do comportamento e pela avaliação clínica, realizadas por profissionais de saúde.

Entre os principais sinais de TEA, estão dificuldade em interagir com outras pessoas, sensibilidade a sons e a outros estímulos sensoriais, apego incomum a determinado objeto e sofrimento ao lidar com alterações na rotina. Se houver suspeita de TEA, procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e encaminhamentos aos serviços especializados.

Também participaram do evento o vice-presidente da Instituição Social do Autismo, Edson Cunha; profissionais que atuam no atendimento a pessoas com TEA; organizações da sociedade civil; empresários; representantes da Brigada Militar; e os vereadores Anna Beatriz, Bombeiro Batista, Carlos Fonseca, Dilamar Soares, Evandro Coruja, Fábio Ávila e Hiago Pacheco.



Total
0
Shares
Anterior
Becker recebe consultoria do Albert Einstein para atendimento na Emergência
Screenshot

Becker recebe consultoria do Albert Einstein para atendimento na Emergência

Na manhã dessa terça-feira (09), os consultores do Projeto Lean nas Emergências,

Próximo
Guarda Municipal prende suspeito em flagrante por furto e invasão de residência no bairro São Vicente
Screenshot

Guarda Municipal prende suspeito em flagrante por furto e invasão de residência no bairro São Vicente

A atuação rápida da Guarda Municipal (GM) de Gravataí resultou na prisão em

Leia também...