Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Governo Federal reforça assistência social no Rio Grande do Sul para atender famílias afetadas pelas chuvas

IMG 4660

Governo Federal tem intensificado as ações de assistência social no Rio Grande do Sul para apoiar as famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o dia 14 de junho. Até o momento, 103 municípios foram contatados para receber orientação sobre os procedimentos e recursos disponíveis para garantir proteção e acolhimento à população atingida.

Até a manhã de sexta-feira, 20 de junho, a Defesa Civil contabilizou mais de 78 mil pessoas impactadas pelas chuvas. Destas, cerca de 1,9 mil estão desabrigadas e 3,8 mil, desalojadas.

Por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a equipe da Força Nacional do Sistema Único de Assistência Social (ForSUAS) atua diretamente no estado, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), a Defesa Civil Nacional e a Defesa Civil do estado. O grupo oferece apoio técnico e suporte direto aos municípios.

“Estamos trabalhando junto com a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, além das Forças Armadas. O presidente Lula determinou à sua equipe trabalharmos com todo apoio ao povo do Rio Grande do Sul” 

Wellington Dias 
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou que o Governo Federal segue atuando de forma integrada para atender a população em diversas frentes. “Estamos trabalhando junto com a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, além das Forças Armadas. O presidente Lula determinou à sua equipe trabalharmos com todo apoio ao povo do Rio Grande do Sul”, afirmou.

O ministro também reforçou que as ações de assistência estão ativas e adaptadas ao estado desde o ano passado. “O Rio Grande do Sul vem sofrendo muito desde 2024 e nós continuamos trabalhando de forma integrada em razão de fortes enchentes. Muitas famílias atingidas, também destaco o impacto sofrido na agricultura e nas produções rurais. Com a Força do Sistema Único de Assistência Social, com a segurança alimentar, cozinhas solidárias, vamos garantir abrigo, alimentação, apoio à saúde, ou seja, a ajuda humanitária numa hora tão difícil”, disse.

TRANSFERÊNCIA DE RENDA — Além das ações emergenciais, o Governo Federal adotou medidas para facilitar o acesso a benefícios de transferência de renda. Neste mês, o pagamento do Bolsa Família foi unificado em todos os 497 municípios gaúchos, beneficiando mais de 613 mil famílias, com investimento de mais de R$ 402,41 milhões ao estado.

O Auxílio Gás, repassado a cada dois meses, também teve o calendário unificado no estado, com repasse superior a R$ 18 milhões e mais de 167 mil famílias atendidas.

ForSUAS — As equipes da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (FORSUAS) estão atuando no Rio Grande do Sul com foco na orientação e no reforço das equipes locais. O objetivo é garantir que as famílias e outras pessoas afetadas tenham acesso aos programas de transferência de renda, acolhimento emergencial nos abrigos temporários, provisão de benefícios, escuta qualificada, informações e acesso a direitos. As ações abrangem várias outras medidas voltadas à proteção das populações mais vulneráveis e apoio à gestão local.

Criada há um ano, durante o período de emergência no Rio Grande do Sul, a ForSUAS segue atuando no estado desde então. A atuação envolve o envio de equipes especializadas e o apoio técnico necessário, além de mobilizar e coordenar os recursos materiais, humanos e logísticos para enfrentar a situação de emergência no estado.



Total
0
Shares
Anterior
Após pressão, Justiça suspende leilão de estádio do Cruzeiro em Cachoeirinha
34e7d1f4 2e04 443b a1c9 eed3c6da0212

Após pressão, Justiça suspende leilão de estádio do Cruzeiro em Cachoeirinha

O leilão do estádio do Cruzeiro, clube de Cachoeirinha, foi suspenso

Próximo
Dom Jaime Spengler é nomeado para importante cargo no Vaticano
IMG 4662

Dom Jaime Spengler é nomeado para importante cargo no Vaticano

A Arquidiocese de Porto Alegre celebrou nesta terça-feira (24) a nomeação do

Leia também...